Galeria Julio assinalará 118 anos do nascimento de Julio Saúl Dias

jullio artepopular 1 736 420
2020/10/28

Para assinalar os 118 anos do nascimento de Julio Maria dos Reis Pereira – 1 de novembro de 1902 – a Galeria Julio | Centro de Memória de Vila do Conde irá inaugurar, no próximo sábado, dia 31 de outubro, pelas 16h30, a exposição “Julio e a memória da arte popular”.
A exposição integrará um conjunto de óleos, desenhos e peças de cerâmica da coleção da Câmara Municipal de Vila do Conde, da autoria de Julio e doados pelo seu filho, Eng. José Alberto Reis Pereira, desconhecidos da maioria do grande público e também um conjunto de peças de figurado em barro de Estremoz, – desde dezembro de 2017 classificado pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade – pertencente à vastíssima coleção de 375 bonecos, reunida por Julio ao longo de mais de 30 anos, e que, desde os anos 70, pertencem ao Museu Municipal dessa cidade.
Esta nova proposta expositiva contribuirá certamente para nos dar a conhecer uma faceta para muitos desconhecida de Julio: o seu enorme interesse pela arte popular e a atividade de colecionador. Assim, nesta exposição, será possível ao visitante conhecer obras de cerâmica que o próprio executou e que também colecionou, o que permitirá explorar as relações entre a sua obra plástica e a rica tradição popular de cerâmica em Portugal.
Considerando o período sanitário que vivemos, para estar presente na inauguração do próximo sábado, deverão os interessados efetuar inscrição prévia (número limitado) pelo telefone 252 248 468 ou pelo email galeria.julio@cm-viladoconde.pt
Poderão também acompanhar o evento on-line, através do facebook da Câmara Municipal de Vila do Conde.