Passar para o Conteúdo Principal

Logotipo da Câmara Municipal de Vila do Conde

siga-nos
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C

Materiais arqueológicos da Cividade de Bagunte foram publicados

2 1 736 420
2020/10/26

 

Recentemente, uma equipa formada por elementos do Gabinete de Arqueologia Municipal e da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, publicou um estudo sobre os materiais arqueológicos, provenientes da Cividade de Bagunte, que se encontram à guarda do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto. Este espólio arqueológico provém da escavação realizada em 1883 por Ricardo Severo e Fonseca Cardoso e foi publicado na Portvgalia, Revista de Arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Pode consultar o artigo em: http://ojs.letras.up.pt/index.php/Port/article/view/9170/8408
A Cividade de Bagunte já foi escavada por diversos arqueológos, desde Ricardo Severo e Fonseca Cardoso, no final do século XIX, a Mendes Correia em 1915, passando por Russel Cortez nos anos 40 do século XX. Mais recentemente, o Gabinete de Arqueologia Municipal reiniciou o seu processo de investigação, contando com a colaboração da University of Texas at Austin.
Este estudo permitiu rever a tipologias dos materiais e melhorar as suas cronologias, permitindo uma melhor compreensão da evolução da ocupação humana da Cividade de Bagunte. Este estudo sugere que a Cividade de Bagunte possui materiais que se situam entre os séculos VII/V a.C. e o final da Romanização, perfazendo cerca de mil anos de atividade.
Num futuro próximo serão produzidos novos estudos, tornando públicos os dados arqueológicos recolhidos no decurso das intervenções arqueológicas mais recentes.
A Cividade de Bagunte é Monumento Nacional desde 1910. Trata-se de um povoado fortificado que, embora romanizado, foi construído antes da chegada dos romanos à Península Ibérica.
Com as devidas precauções e respeitando as regras de distanciamento social, visite a Cividade de Bagunte.
Para mais informações:
Gabinete de Arqueologia Municipal
Telefone: 252 617 506
E-mail: arqueologia@cm-viladoconde.pt

Município de Vila do Conde

Praça Vasco da Gama
4480-754 Vila do Conde

Telefone +351 252 248 400
E-mail geral@cm-viladoconde.pt

Horário de atendimento
Segunda a sexta - 9h00 às 16h30

© 2015 | Todos os direitos reservados

wiremazelogótipos da validação

Logótipos Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia