Programa “Vacinação SNS Local”

2020/10/22

Programa “Vacinação SNS Local”

O Município de Vila do Conde, através de uma parceria firmada com a “Associação Dignitude”, adere ao programa “Vacinação SNS Local” e possibilita a administração gratuita da vacina da gripe nas farmácias, às pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, criando mais uma resposta de emergência em tempos de pandemia que permite mitigar a incidência da gripe sazonal.
Com esta resposta a Autarquia pretende proteger a população idosa, e incentivar esta faixa da população a aderir globalmente à vacinação contra a gripe.
A Câmara Municipal comparticipa o custo da administração da vacina nas farmácias às pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, uma medida que permitirá descongestionar os Centros de Saúde instalados no concelho.
É de referir que a “Associação Dignitude” é responsável pelo desenvolvimento, operacionalização e gestão do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, com quem o Município, desde 2018, estabeleceu um protocolo, que permite a gratuitidade de medicamentos a famílias em situação de precariedade económica, tendo já abrangido 250 pessoas apoiadas no nosso Concelho.
Juntos criamos um movimento solidário de prevenção em saúde com o objetivo de proteger a população de maior risco que se encontra em maior vulnerabilidade neste momento.