Sabia que mais de 7.200 alunos usufruem da Rede de Bibliotecas Escolares?

Biblioteca 0039 1 736 420
2020/10/20

Outubro é o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares e este é o pretexto para darmos a conhecer o projeto SABE (Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares). Instalado na Biblioteca Municipal José Régio, presta apoio às Bibliotecas Escolares, concretizando todo o processo de instalação nas escolas do 1º ciclo. Este serviço proporciona também assessoria técnica e especializada às instituições dos restantes níveis de ensino.
Vila do Conde possui um catálogo coletivo municipal integrando todas as escolas básicas do 1º, 2º e 3º ciclos e as escolas secundárias, assim como outras bibliotecas e pólos instalados nas freguesias. Esta Rede Concelhia de Vila do Conde é constituída por 25 Bibliotecas que trabalham conjuntamente no sentido de disponibilizarem o acesso à leitura a nível concelhio, pois através do empréstimo interbibliotecário os documentos circulam e satisfazem as solicitações dos leitores. Neste sentido acrescenta-se que a Biblioteca Municipal José Régio, mesmo em época de pandemia, continuou com o serviço de empréstimo domiciliário, registando, desde janeiro até à data, um valor de 9634 empréstimos.
De realçar que o número de alunos inscritos na Rede Concelhia de Bibliotecas ultrapassa os 7.200, o que se traduz em 24.056 empréstimos, dados do último ano letivo (setembro a fevereiro), ano atípico face à situação pandémica.