Câmara Municipal recebe doação de peças arqueológicas subaquáticas

2020/10/14

Duas peças recolhidas, pelo saudoso vilacondense António Sá David, em diversas localizações do mar de Vila do Conde, nos anos 70 do século XX, foram esta manhã doadas à Câmara Municipal, num gesto de invulgar generosidade dos filhos do achador, Jorge e Cláudia Sá David.
Uma das peças é uma sonda de profundidade, semelhante à da presumida Nau da Nossa Senhora dos Mártires (afundada na barra do Tejo em 1606), oitavada, em chumbo, com orifício na extremidade mais larga para aplicação de sebo e orifício na extremidade mais estreita para suspensão do cabo de ligação à embarcação.
A outra peça é um esquadro em L, em bronze, com furações, que poderá ter pertencido a um bote do cruzador S. Rafael, que naufragou ao largo de Vila do Conde em 1911.
A Câmara Municipal e a sua Presidente destacam e ficam profundamente reconhecidos pelo altruísmo de ambos, por possibilitarem que este espólio passe a ser propriedade de todos e possa enriquecer ainda mais os conteúdos museológicos de Vila do Conde e do futuro Centro de Artes Náuticas.