Recolha de resíduos verdes em mini bags com identificador eletrónico

Saco residuos verdes 1 736 420
2020/10/14

Lipor e os seus Municípios Associados promovem a recolha de resíduos verdes em mini bags com identificador eletrónico RFID UHF

A LIPOR em parceria com os seus Municípios Associados, entre eles Vila do Conde, vai implementar a recolha seletiva de resíduos verdes com recurso a 10.000 mini bags com identificadores eletrónicos RFID de ultra frequência.

Os mini bags para resíduos verdes são equipamentos desenhados pela LIPOR para que o cidadão possa utilizar de forma simples e cómoda no seu jardim, permitindo-lhe separar e encaminhar para recolha seletiva e valorização orgânica os resíduos verdes que produz. Os mini bags, sacos reutilizáveis resistentes e flexíveis, estão dotados de um TAG RFID UHF que, quando colocado à recolha, pode ser lido de forma automática por um sistema de leitura de ultra frequência manual (terminal ou pulseira) ou fixo instalado na viatura de recolha.

Este sistema de monitorização, suportado pelo Datacenter da LIPOR, possibilita o acompanhamento das recolhas e otimização dos serviços disponibilizados ao Cidadão. O fluxo de informação gerado pode ir desde o registo de clientes, à entrega de equipamentos e a sua georreferenciação e registo de recolhas.

O modelo de monitorização da gestão de resíduos na LIPOR e seus Municípios Associados tem como objetivos garantir o sucesso dos projetos de recolha e cumprir as ambiciosas metas de reciclagem e valorização orgânica, sendo os mini bags com TAG RFID mais uma ferramenta ao dispor dos Municípios e Cidadãos visando a gestão sustentável de recursos.