Reciclar é Dar+: Bombeiros de Vila do Conde recebem donativo de 5.000 euros

2020/10/08

Os Bombeiros Voluntários de Vila do Conde receberam bens no valor de 5.000 euros, donativo correspondente aos quantitativos de resíduos provenientes do projeto de recolha seletiva Porta-a-Porta, promovido pela LIPOR e pelos Municípios associados.
Recorde-se que este projeto de recolha seletiva porta-a-porta em Vila do Conde já cobre cerca de 4000 habitações.
Em 2019, a LIPOR e os Municípios Associados receberam 2.722 toneladas de resíduos, resultantes dos circuitos implementados de recolha seletiva porta-a-porta residencial (papel/cartão, plástico/metal, vidro, resíduos alimentares e resíduos verdes). O resultado alcançado é fruto de um esforço dos municípios e seus munícipes em cumprir as metas que foram estabelecidas no âmbito da implementação dos projetos de recolha seletiva porta-a-porta residencial. Aumentando-se, desta forma, a quantidade de resíduos enviados para reciclar e para compostagem, evita-se, consequentemente, o consumo desnecessário de matérias-primas virgens.
Este é um serviço que é de todos, sendo que o cidadão ao colaborar está não só a impactar positivamente o ambiente, como também a comunidade. Em função da quantidade de resíduos recicláveis acolhidos é atribuído um benefício a Causas Sociais de Apoio à Comunidade de cada Município, doado através de bens que cada entidade mais necessite.
Com o mote “Reciclar é Dar+”, este serviço de Recolha Seletiva baseia-se numa abordagem positiva por contacto pró-ativo e presencial porta-à-porta, pela qual se somam e apresentam vantagens individuais (funcionais e financeiras) e sociais da adesão a este sistema específico de recolha de resíduos urbanos: proximidade, comodidade, sustentabilidade e solidariedade.