Últimos dias para visitar “Diálogos: Albuquerque Mendes e Julio”

2020/10/07

Termina no próximo dia 18 de outubro a exposição a exposição de pintura “Diálogos I: Memórias Roubadas”, de Albuquerque Mendes e Julio, patente ao público na Galeria Julio / Centro de Memória de Vila do Conde. Se ainda não visitou, ou se pretende rever esta inédita exposição, não perca os próximos dias para o fazer.
Recordamos que o Centro de Memória foi acreditado com o selo de segurança “Clean & Safe”, transmitindo assim aos seus utilizadores a confiança necessária para o regresso à atividade cultural, com o respeito por todas as normas sanitárias em vigor.
Esta exposição abriu um novo caminho para o conhecimento e fruição da obra de Julio. De facto, ao expor pela primeira vez em Vila do Conde um conjunto de obras inéditas, Albuquerque Mendes procura levar o visitante a conhecer as suas obras num contexto de diálogo e confronto com a obra de Julio, revisitando-as e reinterpretando-as. Como nos refere o Bernardo Pinto de Almeida, historiador de arte e Diretor Artístico da Galeria Julio, “as obras de Albuquerque Mendes — cuja última série mostramos aqui pela primeira vez — articulam um fértil diálogo com a obra de Júlio, numa fluência de relação que a alguns poderá ainda surpreender. Mas o que muito bem compreenderemos ao aperceber que na invenção das suas figuras perpassa, de algum modo, uma memória visual imediata, ainda que subtilmente relacionada, que as liga por delicados fios de tempo com as experiências dos primeiros modernistas, nomeadamente pelo modo como se apropriam de certos modelos espaciais (o cubista, o metafísico) que foram emblemáticos dessas formas que outros fizeram há um século atrás. Ou convocam cores e gestos num secreto aproximar”.