Comemoração de Aniversário e Requalificação da Escola Profissional

2020/10/01

Na tarde de ontem viveu-se um momento de grande alegria e emoção na cerimónia oficial da comemoração dos 30 anos da Escola Profissional de Vila do Conde, na qual foram inauguradas as obras de requalificação do edifício.
O ato contou com a presença da Direção da Escola, da Presidente da Câmara, do Delegado Regional de Educação do Norte, do Vice-Presidente do Turismo do Porto e Norte, do Presidente da Escola Superior de Hotelaria e Turismo, de representantes de Escolas de Artes e de Música, da GNR, dos Bombeiros Voluntários de Vila do Conde, do Clube Fluvial Vilacondense, bem como dos Diretores Pedagógicos, Docentes e Colaboradores deste Estabelecimento de Ensino e, claro, dos seus alunos.
O Presidente da Direção da Escola Profissional de Vila do Conde, Dr. Ricardo Santos, agradeceu a presença de todos e sublinhou o apoio que Escola sentiu por parte da Câmara Municipal e que contribuiu para o engrandecimento desta instituição. Na sua intervenção destacou também o trabalho desenvolvido ao longo dos 30 anos de ensino profissional, com reconhecido sucesso, e que para tal muito contribuiu o rigor financeiro da Escola e os seus competentes coordenadores pedagógicos ao longo dos anos.
Realçado foi também o trabalho da Escola para dar um sentido de Futuro aos seus alunos e o permanente esforço em criar parcerias que permitam a integração destes jovens no mercado de trabalho, o contacto precoce com as empresas e, ainda, o prosseguimento de estudos para o ensino superior. Este último é uma enorme aposta, uma vez que no ano letivo que findou ingressaram no ensino superior 26 alunos formados nesta Escola, o que representou um aumento de 33%.
A Presidente da Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz, relevou o trabalho continuo e a dedicação que sempre norteou as Direções deste Estabelecimento de Ensino, realçando a determinação e estratégias bem definidas desta Direção, que lhes tem permitido alcançar objetivos mais ambiciosos.
O Delegado Regional sublinhou o importante papel que as escolas vocacionadas para o ensino profissional representam no tecido escolar, colmatando falhas na oferta que a Rede Pública vai apresentando e permitindo um ensino profissionalizante e de valor. Enalteceu ainda o facto de terem conseguido implementar as condições exigidas ao funcionamento da Escola face às circunstâncias de pandemia que vivemos.
A Direção da Escola, como sinónimo de reconhecimento, homenageou o Presidente da Direção do Rancho das Rendilheiras do Monte, designando uma das novas salas com o nome do Sr. Carlos Pontes (Fundador desta Associação e Pai do atual Presidente), pela cedência de espaço que permitiu que a ampliação da Escola fosse uma realidade.