Cividade de Bagunte: Ação de controlo de espécies invasoras lenhosas

20200903 100742 1 736 420
2020/09/25

Recentemente, a Cividade de Bagunte foi alvo de mais uma intervenção de controlo de espécies com comportamento invasor, vulgarmente conhecida por Austrália (Acacia melanoxylon R. Br), numa área com uma dimensão aproximada de 1ha.
A zona intervencionada situa-se a longo da Rua de Corvos, encontrando-se aí a maior presença de espécies invasoras em terrenos municipais da Cividade de Bagunte. Esta ação teve por objetivo controlar e eliminar a regeneração natural desta espécie, bem como, a eliminação dos exemplares adultos, por corte, seguido de pincelagem imediata dos cepos com herbicidas sistémicos.
Esta ação insere-se no programa Hectare da Lipor, integrado no Projeto Futuro – 100000 árvores na Área Metropolitana do Porto, um projeto que visa a reabilitação de áreas públicas e privadas, de forma a melhorar as condições de sobrevivência das árvores autóctones, minimizar o impacto dos incêndios florestais, aumentar a biodiversidade e os serviços ecológicos das áreas intervencionadas. Foi coordenada a nível municipal pelo Gabinete Técnico Florestal, com o apoio do Gabinete de Arqueologia.
Ao abrigo do Projeto Futuro – 100000 árvores na Área Metropolitana do Porto, e através do seu Gabinete Técnico Florestal, o Município de Vila do Conde já apoiou a reconversão e a beneficiação de vários espaços florestais do concelho, propriedade pública e privada, em várias freguesias do concelho, designadamente na freguesia de Guilhabreu, Macieira da maia, Tougues, Mindelo, Azurara e União das freguesias de Bagunte, Ferreiró, Outeiro maior e Parada.
Em 2015 a Câmara Municipal de Vila do Conde adquiriu 18 ha da Cividade de Bagunte, tendo-se então iniciado um processo gradual de valorização das espécies autóctones, associado a intervenções de controlo de espécies invasoras, com o objetivo de aumentar os serviços ecológicos desta floresta e como forma de maximizar o papel das florestas em contexto de emergência climática. Relembra-se que a Cividade de Bagunte é Monumento Nacional desde 1910. Trata-se de um povoado fortificado que, embora romanizado, foi construído durante a Idade do Ferro.
Visite a Cividade de Bagunte. Para mais informações envie um e-mail para arqueologia@cm-viladoconde.pt, ou telefone para 252 248 468.