Escola Básica Julio Saúl Dias uma escola modelar

2020/09/14

Escola Básica Julio Saúl Dias uma escola modelar

A Escola Básica Julio Saúl Dias – Pólo do Pré-Escolar e 1.º Ciclo está pronta para receber a comunidade escolar, oferecendo excelentes condições, neste arranque do novo ano escolar.
A cerimónia inaugural decorreu no passado sábado com o descerramento da placa evocativa, pela Presidente da Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz, acompanhada pela Diretora do Agrupamento de Escolas D. Afonso Sanches, Dr.ª Ana Alice Rodrigues, e de um número restrito de convidados, cumprindo as normas emanadas pela DGS.
Na sua alocução a Presidente da Câmara fez uma resenha da evolução do ensino em Vila do Conde e do trabalho realizado, destacando a disponibilização dos Serviços de Apoio à Família e da Escola a Tempo Inteiro em todos os Estabelecimentos de Ensino e a importância dos novos Centros Escolares instalados um pouco por todo o Concelho, como é o caso deste exemplar equipamento.
A Dr.ª Elisa Ferraz salientou ainda que novo Pólo Escolar, cujo valor de investimento é superior de 1,5 milhões de euros, proporcionará excelentes condições para o relevante trabalho de professores, alunos e pessoal não docente, conferindo aos alunos que frequentariam o Jardim de Infância de Formariz e as Escolas Básicas Meia Laranja e Bairro Alto a possibilidade de disfrutar de uma escola moderna, confortável e dotada da tecnologia mais recente. Referiu-se ainda à singularidade deste projeto único, porque alberga todos os graus de ensino, desde o pré-escolar ao secundário, o que é importante para as famílias, que na mesma zona da cidade têm uma resposta completa, podendo deixar os seus filhos, com diferentes faixas etárias, no mesmo espaço.
Seguiu-se a intervenção da Diretora do Agrupamento D. Afonso Sanches, Dr.ª Ana Alice Rodrigues, que reconheceu o trabalho feito na educação e os melhoramentos executados nas escolas do Agrupamento. A Dr.ª Ana Alice deu também a conhecer as dificuldades sentidas pelo Executivo, técnicos municipais, e ela própria, para convencerem a DGESTE – Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, “que esta bonita escola” era efetivamente necessária a Vila do Conde o que foi feito com sucesso.
Neste dia festivo para a Educação foi apresentado um momento cultural, que teve como temática a obra de Júlio Saúl Dias - patrono da Escola, protagonizado Grupo de Teatro Camaleões d’Alma, sob a orientação da Prof. Maria José Teixeira, docente do Agrupamento Afonso Sanches.
A todos os convidados, nomeadamente aos Encarregados de Educação, foi proporcionada uma visita guiada ao novo equipamento, em grupos de 10, acompanhadas pelas Auxiliares de Ação Educativa do Agrupamento.
Este novo pólo encontra-se dotado de uma rede de recursos tecnológicos em todas as áreas de trabalho e de ensino, o que se reveste de particular relevância face aos atuais desafios ao nível da escola digital. Integra 2 salas de Jardim de Infância e 4 do 1.º ciclo do ensino básico e ainda sala das ciências, de atividades diversas, de prolongamento, polivalente e respetivos balneários, refeitório e gabinetes de trabalho para os professores e de atendimento aos pais. Dispõe igualmente de espaços exteriores, campo de jogos e de recreio, com equipamentos lúdico-desportivos adequados a estas faixas etárias.