Passar para o Conteúdo Principal

Logotipo da Câmara Municipal de Vila do Conde

siga-nos
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C

Macieira: Apresentação Pública do Projeto de Requalificação do Largo de Vilarinho

Dsc 3392 fb 1 1000 620
2020/08/06

Macieira: Apresentação Pública do Projeto de Requalificação do Largo de Vilarinho

O Projeto de Requalificação do Largo de Vilarinho foi apresentado publicamente, ontem na Sede do Grupo Folclórico de S. Salvador de Macieira.
A Presidente da Câmara Municipal, Dr.ª Elisa Ferraz, acompanhada pelos Vereadores Eng.º Paulo Carvalho e Dr.ª Dália Vieira, Presidente e Tesoureira da Junta de Macieira, Sr. Filipe Santos e Sr.ª Patrícia Ferreira, Chefe de Divisão de Obras de Urbanização e Rede Viária, Eng.ª Olinda Carqueja, e ainda pela Arq. Carla Cruz, autora do projeto, salientou a importância desta intervenção, referindo que “a requalificação do Largo de Vilarinho respeita a identidade do lugar e a valorização do legado histórico, fortalecendo a sua centralidade e transformando-o num espaço de convívio e lazer da população”.
A Dr.ª Elisa Ferraz recordou que esta obra será executada no âmbito do PEDU (Plano Estratégicos de Desenvolvimento Urbano), referindo que este largo é uma das seis ARU’S (Áreas de Reabilitação Urbana) a serem implementadas no concelho e que as soluções aplicadas nesta requalificação estão definidas na Área de Reabilitação Urbana de Maceira (ARU de Macieira), no valor de 470.000 euros, com a comparticipação de fundos comunitários.
Esta intervenção dará prioridade à mobilidade pedonal, eliminando as barreiras arquitetónicas e criando uma envolvente adequada, segura e agradável para os peões. Reformulará toda a zona poente do largo, estabelecendo como plataforma única, com corredores para circulação automóvel e estacionamento.
Nesta requalificação está ainda prevista a manutenção das árvores de maior porte e a plantação de outras, inserindo-as em tapetes verdes, distribuídos pelo espaço, bem como a construção de um espelho de água que reforçará a centralidade da Capela de Nª. Sra. da Lapa, templo setecentista que ainda celebra o culto, sendo reajustada a posição da escultura do peregrino.
Será também construído um edifício de apoio, de 1 piso, em substituição do existente, com casas de banho públicas e um espaço lúdico para a população.
O projeto contempla ainda, no lado do souto, a inserção de uma paragem de autocarro com a construção de baía de estacionamento dedicada, de forma a melhorar a fluidez do transito.
De realçar que este projeto foi desenvolvido tendo em conta a grande relevância que o Largo de Vilarinho tem a nível regional em função do seu atravessamento para quem, de Vila do Conde, através das estradas nacionais, se desloca para a Maia, Trofa, Santo Tirso ou Paços de Ferreira, bem como o conjunto de equipamentos, de estabelecimentos comerciais e de serviços, nomeadamente dos sectores da restauração, atividade bancaria, saúde, automóvel e maquinas, entre outros.

DSC_3320 fbDSC_3417 fbDSC_3376 fb

Município de Vila do Conde

Praça Vasco da Gama
4480-754 Vila do Conde

Telefone +351 252 248 400
E-mail geral@cm-viladoconde.pt

Horário de atendimento
Segunda a sexta - 9h00 às 16h30

© 2015 | Todos os direitos reservados

wiremazelogótipos da validação

Logótipos Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia