Mosteiró: Apresentação Pública do Projeto de Requalificação do Largo da Lameira

Amvc mosteiro requalificacao do espaco lameira dsc 3197 face 1 1000 620
2020/08/05

O Projeto de Requalificação do Largo da Lameira foi apresentado publicamente, ontem no Salão do Espaço Social e Cultural de Mosteiró.
A Presidente da Câmara Municipal, Dr.ª Elisa Ferraz, acompanhada pela Vereadora Dr.ª Dália Vieira, pelo Presidente da União de Freguesias de Vilar/Mosteiró, Sr. Amândio Couteiro, e pelo Arq. Ricardo Gonçalves, que concebeu o projeto, sublinhou a importância desta intervenção, salientando que a mesma irá “respeitar a identidade do local e valorizar o seu legado histórico”.
A Presidente da Câmara esclareceu os presentes que que as soluções aplicadas nesta requalificação estão definidas na Área de Reabilitação Urbana de Mosteiró (ARU de Mosteiró), no valor de 556.660,53 euros, com a comparticipação de fundos comunitários.
De registar ainda que esta requalificação pretende contribuir para a regeneração e qualificação urbana desta área central, que constitui uma importante referência no tecido urbano da freguesia de Mosteiró, bem como promover a melhoria da qualidade e funcionalidade do espaço, criar boas condições de funcionamento da feira semanal, flexibilizar o espaço para desenvolver atividades culturais e de lazer, além do reforço da mobilidade e da acessibilidade.
No que diz respeito à generalidade da estrutura arbórea atual, serão substituídas algumas árvores danificadas por novas árvores com características específicas para o local.
Nesta discussão pública foi partilhada por todos a preocupação do tratamento eficiente das águas pluviais, para além do já projetado nesta requalificação.
Em 2021, ano em que se assinalam os 125 anos da Feira da Lameira, dá-se a feliz coincidência de vermos este nobre espaço requalificado, respondendo a um desejo sentido, há décadas, pela população.
Sediada no Largo da Lameira, com instalações dispostas em parte numa construção que ladeia o Largo, a Associação Juventude Unida de Mosteiró é responsável por uma marcante dinamização sociocultural de toda a comunidade local. A reestruturação e requalificação das suas instalações fazem também parte deste projeto embora com tratamento diferenciado a nível da execução da obra.

AMVC-Mosteiró-Requalificação do espaço Lameira-DSC_3198-faceAMVC-Mosteiró-Requalificação do espaço Lameira-DSC_3244-Face