Passar para o Conteúdo Principal

Logotipo da Câmara Municipal de Vila do Conde

siga-nos
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C

Projeto “Ondas Sem Reserva”

Amvc auditorio dsc 2714 face 1 1000 620
2020/07/22


Decorreu ontem, no Auditório Municipal, a apresentação do Projeto “Ondas Sem Reserva”, Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES), promovida pela Associação Entre Afetos e cofinanciada pela Missão Portugal Inovação Social e por investidores sociais, designadamente o Município de Vila do Conde e a Junta de Freguesia de Árvore.
O “Ondas Sem Reserva” desenvolve-se como uma resposta social para a valorização e promoção da saúde física e mental potencializando competências socioemocionais em Crianças e Jovens dos 8 aos 18 anos em risco de exclusão social.
Tem a surf terapia tem como princípio orientador para uma visão alargada de promoção do bem-estar da criança ou jovem. Estes assumem-se como figura central e o seu meio envolvente como influenciador: como a família, a escola, a comunidade, o grupo de pares e a própria natureza física.
O recurso ao desporto, e mais especificamente ao surf/bodyboard, como impulsionador de intervenção social é já reconhecido como válido e com impacto social reconhecido nacional e internacionalmente.
As estratégias e mais-valias do “Ondas Sem Reserva” prende-se com o carácter temporal e intensivo de contacto com os participantes envolvidos e da riqueza profissional da sua equipa multidisciplinar nas áreas do desporto, da psicologia e da educação.
Numa parceria direta e ativa, este projeto tem como linha estratégica a criação de uma estrutura de cooperação e colaboração com a Rede Social de Vila do Conde e com instituições de reconhecimento nacional.
“Ondas sem Reserva” vai decorrer durante 3 anos e pretende assumir-se como um contributo positivo na promoção de hábitos de vida saudáveis e formas de estar fundamentais para a qualidade de vida de cada criança/jovem. Pretende melhorar as competências socio-emocionais, a autoestima, aumentar o desempenho escolar quer ao nível de resultados escolares quer comportamental, prevenir e diminuir comportamentos desviantes, reduzir o choque e conflito com o meio familiar/escolar, desenvolver a resiliência e hábitos de vida saudável, potenciar a proatividade social e comunitária, fomentar a inclusão e sentimento de pertença com melhorias relacionais aos níveis de escola/família/comunidade/pares.

Município de Vila do Conde

Praça Vasco da Gama
4480-754 Vila do Conde

Telefone +351 252 248 400
E-mail geral@cm-viladoconde.pt

Horário de atendimento
Segunda a sexta - 9h00 às 16h30

© 2015 | Todos os direitos reservados

wiremazelogótipos da validação

Logótipos Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia