Passar para o Conteúdo Principal

Logotipo da Câmara Municipal de Vila do Conde

siga-nos
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C

Peça arqueológica em exposição na Junta de Freguesia de Bagunte

Peca arqueol gica julho 2020 1 1000 620
2020/07/15

De forma a aumentar a visibilidade da Cividade de Bagunte junto da comunidade onde aquele sítio arqueológico está implantado, o Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Vila do Conde, com o apoio da União de Freguesias de Bagunte, Ferreiró, Outeiro e Parada, iniciou a mostra de peças arqueológicas no edifício da Junta, em Bagunte.

A peça agora em exposição corresponde a um pequeno pote que seria usado como copo. A sua datação enquadra-se na Romanização (século I a.C. a IV. d.C.). Ela foi encontrada durante as escavações arqueológicas realizadas em 2018 e foi descoberta numa área exterior de um compartimento de um núcleo habitacional. Essa área exterior serviu de entulheira, onde foram despejados diversos detritos, entre os quais se encontraram restos de fundição de metal e de vidro, bem como ossos carbonizados, provavelmente de aninais consumidos pelos donos.

Quando foi encontrada já estava reduzida a 38 fragmentos, tendo sido necessário proceder à lavagem e colagem dos mesmos de forma a recuperar, parcialmente, a sua forma. No futuro, esta peça restaura e as lacunas serão preenchidas com barro sintético.
A peça ficará em exposição durante três meses, altura em que será substituída por uma outra com igual relevância.

A Cividade de Bagunte é Monumento Nacional desde 1910. Trata-se de um povoado fortificado que, embora romanizado, foi construído antes da chegada dos romanos à Península Ibérica. Visite a Cividade de Bagunte.

Para mais informações envie um e-mail para arqueologia@cm-viladoconde.pt, ou telefone para 252 248 468.

Município de Vila do Conde

Praça Vasco da Gama
4480-754 Vila do Conde

Telefone +351 252 248 400
E-mail geral@cm-viladoconde.pt

Horário de atendimento
Segunda a sexta - 9h00 às 16h30

© 2015 | Todos os direitos reservados

wiremazelogótipos da validação

Logótipos Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia