'Verão VC 2020' apresenta 'Mamulengo'

2020/07/15

No âmbito do projeto "Verão VC 2020", a Câmara Municipal está a promover várias iniciativas nos equipamentos municipais, apresentando, durante estes meses de verão, uma programação cultural levada ao público por associações, artistas e agentes culturais do concelho de Vila do Conde, de forma a apoiar o setor das artes e da cultura neste momento difícil provocado pela Pandemia COVID-19.

No próximo sábado, pelas 17h30, no Parque João Paulo II, será apresentado "Mamulengo", um espetáculo para toda a família com entrada livre, por Lafontana - Formas Animadas.

"Mamulengo" é uma forma de teatro tradicional, é na sua essência praticada por artistas do povo, um teatro de características genuinamente populares, onde os atores são bonecos que falam, dançam, brigam e, quase sempre, morrem.

"Mamulengo Capiroto vem dar continuidade ao projeto de investigação que o grupo vilacondense tem vindo a realizar sobre este teatro ao longo dos últimos 15 anos, refletindo e revelando de modo singular a relação entre esta manifestação e os seus congéneres em Portugal. Ao longo da peça, o público identifica- se, nas suas alegrias e tristezas, nos seus temores e na sua capacidade de fé, com as personagens, tipos matreiros ou elementos repressores.

Evoca a alegria que permitem alterar o equilíbrio da sociedade, as relações de poder, insurgindo-se contra o maniqueísmo da vida. Cria-se assim um outro universo, com personagens e temas de um mundo ao qual cada um de nós está sujeito, submisso e é por vezes explorado. Transpomos, com o Mamulengo, a dura realidade do quotidiano para uma outra dimensão, onde a voz do povo, seus anseios e vontades são ouvidos. Tudo na intenção maior de provocar o riso que, gerando a folgança, o alívio e o divertimento, atua como elemento catártico e de grande comunicabilidade".

Entrada livre

Os equipamentos municipais abriram portas seguindo rigorosamente as orientações da DGS, no estrito cumprimento de todos os requisitos de higiene e limpeza de modo a garantir a prevenção e controlo do vírus COVID-19.