Alargamento do caminho de acesso à Cividade de Bagunte

2020/07/14

Iniciou-se, esta semana, o alargamento do caminho de acesso à Cividade de Bagunte. Trata-se de um caminho florestal com pavimento em terra batida, com largura reduzida e com muros de pedra em mau estado de conservação.

Esta obra irá possibilitar o seu alargamento para um perfil com cerca de 3,5m, a reconstrução do muro de pedra que delimita a propriedade municipal na Cividade de Bagunte, numa extensão superior a 100m, e reconstruir a entrada na propriedade.

Futuramente e no âmbito da empreitada de construção do Centro de Receção da Cividade de Bagunte, cujas propostas estão em fase de avaliação, esta obra irá permitir que se faça a sua pavimentação. Este arruamento irá ficar ligado a um parque de estacionamento para viaturas ligeiras, que servirá os seus visitantes e os muitos que procuram a Cividade de Bagunte para praticar desporto.

À semelhança do ocorrido anteriormente, este trabalho tem um custo muito reduzido, pois está a ser feito com recurso a meios internos do município e da APPA-VC, associação que desde longos anos tem auxiliado a Câmara Municipal de Vila do Conde a desenvolver projetos relacionados com a arqueologia do concelho e, em particular, com a Cividade de Bagunte.

A Cividade de Bagunte é Monumento Nacional desde 1910. Trata-se de um povoado fortificado que, embora romanizado, foi construído antes da chegada dos romanos à Península Ibérica.

Visite a Cividade de Bagunte. Para mais informações envie um e-mail para arqueologia@cm-viladoconde.pt, ou telefone para 252 248 468.