“No sopro do vento”, este domingo, no Centro de Memória

2020/07/07

Vai realizar-se no próximo domingo, dia 12, pelas 17h, no Centro de Memória de Vila do Conde, o concerto dançado para flauta transversal e objetos orgânicos “No sopro do Vento”, uma produção da associação cultural vilacondense “Ventos e Tempestades”, com criação e interpretação de Clara Saleiro e Joana Martins
“No sopro do vento” explora o imaginário de Kokopelli trabalhando com elementos orgânicos como laranjas, estrelícias (Strelitzia reginae), sementes, visto este ser mítico, que tocava flauta e era venerado pelos povos nativo americanos, estar relacionado com a terra, com o cultivo e a fertilidade.
As criações, improvisações e interpretações musicais de Clara Saleiro fazem alusão aos elemen-tos naturais, ao vento, à água, à terra, a seres vivos, a seres mitológicos, à fantasia, através tanto de sons convencionais da flauta transversal, como a técnicas estendidas.
À flauta de Kokopelli junta-se a dança contemporânea de Joana Martins e são exploradas dife-rentes técnicas de circo, manipulação de objetos e equilíbrios.
Este projeto parte da vontade de explorar o cruzamento da música com a dança, as artes circen-ses e a improvisação. Num processo criativo conjunto, provocamos a comunicação entre as di-ferentes artes procurando perceber como a ação do som interfere com o gesto e como a ação do gesto provoca o som.
Com sede em Vila do Conde, a Ventos e Tempestades tem como principais objetivos a sensibilização, divulgação e criação no âmbito da dança contemporânea e outras artes performativas. Projetos desenvolvidos: Companhia Ao Vento, Relâmpago Projeto Educacional, Maratona de Dança, Levante Outros Projetos e FIS – Festival Internacional de Solos.
Inscrição prévia pelo telefone 252 248 468 ou pelo email: centro.memoria@cm-viladoconde.pt

Imagem de JPedro Martins "No sopro do vento"