Retoma dos Transportes Públicos no concelho de Vila do Conde

2020/07/06

A partir de amanhã começará a ser reposta 75% da atividade dos transportes públicos no nosso concelho, garantindo o direito à mobilidade de todos os vilacondenses, suprimida desde que foi decretado o Estado de Emergência.

Perante esta situação, fortemente penalizadora para a população vilacondense, a Presidente da Câmara Municipal, Dr.ª Elisa Ferraz, reivindicou por vários meios uma solução para este problema, que é da responsabilidade da Autoridade Metropolitana dos Transportes, única entidade com competência para impor a resolução deste grave problema dos transportes públicos.

Face a esta conjuntura, por falta dos circuitos gerais de transporte público, o Município de Vila do Conde assumiu a responsabilidade do transporte escolar, desde o dia 18 de maio, com as necessárias e adequadas condições de transporte para os alunos que frequentavam os 11.º e 12.º anos e os 2.º e 3.º anos dos cursos de dupla certificação do ensino secundário, o que implicou um oneroso encargo para o erário municipal.

No seguimento das atuais circunstâncias, e uma vez que a situação se manteve inalterada até ao dia 3 de julho, a Câmara Municipal também garantiu a deslocação dos alunos para a realização de exames da 1.ª fase que se encontram atualmente a decorrer.

Deste plano de retoma de 75% dos transportes públicos está garantido que a Litoral Norte e a Auto-Viação do Minho comecem a operar a partir de amanhã, dia 7. Também a Ovnitur e a Minho Bus começarão a laborar durante esta semana. As negociações com a empresa Arriva ainda decorrem.

A Presidente da Câmara sublinha “que será sempre intransigente com as várias entidades, sempre que sejam colocados em causa os interesses da comunidade vilacondense, como agora se verificou".

Nota: Os horários devem ser consultados nas respetivas empresas