Teatro Municipal de Vila do Conde assinalou 11 anos

2020/06/29

No passado sábado, o Teatro Municipal celebrou o seu 11º aniversário. Este foi o momento em que o Executivo Municipal, formalmente, assinalou a abertura das suas salas de espetáculos após o período de confinamento, sensibilizando todos os presentes para o regresso à fruição das atividades promovidas pelos seus equipamentos.
A sessão contou com uma apresentação fotográfica sobre as instalações, da autoria de J.P. Martins e com uma recolha de testemunhos sobre a vivência do Cine Teatro Neiva. O edifício, inaugurado em 1947, foi construído para acolher uma sala de espetáculos e projeção de cinema, graças às diligências do Dr. Joaquim Pacheco Neves que influenciou e convenceu o empresário Joaquim de Oliveira Neiva a financiar a sua construção, em Vila do Conde. Durante cerca de 4 décadas, «o Neiva» como era conhecido localmente, fez parte das vivências de muitos vilacondenses, que nas suas instalações, assistiram a projeções de filmes, teatro, revista e também, no pós 25 de Abril, a comícios e sessões de esclarecimento políticas. Algumas destas memórias foram recolhidas num documento audiovisual, junto de Sr.ª Lurdes Fonseca uma das últimas funcionárias, ainda entre nós, que pertenceu à sua equipa e que marcou presença nesta sessão evocativa.
Hélder Gonçalves e Manuela Azevedo, elementos da banda Clã, apresentaram alguns temas do seu novo disco, Véspera, que será objeto de um concerto no próximo dia 18, pelas 21,30h
O Teatro Municipal é um espaço limpo e seguro que cumpre todas as regras de higiene e distanciamento.