Malta: Requalificação Paisagística de Largo de Santa Apolónia

Sta apolonia desenho 4 1 736 420
2020/05/18

Estão a decorrer os procedimentos legais que permitam concretizar a Requalificação Paisagística de Largo de Santa Apolónia, em Malta, uma obra desejada há décadas.
De salientar que as soluções aplicadas nesta requalificação são as definidas na Área de Reabilitação de Malta (ARU de Malta), cuja obra está orçada em 680 000.00€.
As principais intervenções no Largo de Santa Apolónia visam a construção de passeios, baías de estacionamento, parque infantil e manutenção, praça, áreas de lazer e espaços verdes, entre outros.
O Projeto de Requalificação Paisagística de Largo de Santa Apolónia respeita a identidade do lugar e a valorização do legado histórico, fortalecendo a sua centralidade, através da criação de um amplo espaço verde que permitirá o desenvolvimento de atividades lúdicas e recreativas ao ar livre e simultaneamente crie um ambiente atrativo à fixação de comércio local e habitação na sua envolvente.
Nesta requalificação está ainda prevista o aumento da área verde, uma área de estadia e recreio e o espaço público de circulação pedonal e melhoria das condições de acesso e circulação entre a Junta de Freguesia, Centro Escolar e a envolvente, assim como a organização do espaço de estacionamento de apoio ao comércio, à habitação e aos equipamentos sociais.
Ainda dentro da mobilidade, são configurados os espaços que valorizam as condições de fruição e acessibilidade a todas as crianças, adultos e idosos assim como, a todas aqueles que têm a sua mobilidade condicionada.
No que diz respeito à estrutura arbórea existente, serão retiradas ou substituídas apenas algumas árvores. De salientar que todos os carvalhos, oliveiras e sobreiros existentes no largo serão preservados e manterão a atual localização, apenas algumas oliveiras serão relocalizadas e transplantadas no interior do largo.