Mais de 20 000 unidades de equipamento de proteção individual entregues a quem dele necessita

2020/05/11

Programa Estamos Aqui | Juntos e solidários

A solidariedade social baseia-se no princípio de estar presente e procurar responder às necessidades de quem precisa, sejam, famílias ou instituições, sem exposição das suas fragilidades ou fazer ostentação do que se faz, sempre na perspetiva do respeito e da dignidade de cada um.
Porque ser solidário é ajudar, olhar em volta e colmatar dificuldades, a Câmara Municipal de Vila do Conde, no sentido de fazer frente a esta pandemia que abruptamente nos invadiu, implementou numa articulação estreita com as instituições, empresas e sociedade civil, o Programa Solidário ESTAMOS AQUI, com abrangência alargada, desde as instituições, às famílias.
Assim e no âmbito das medidas de resposta à pandemia COVID-19 que têm vindo a ser adotadas pelo Município, a Autarquia, tem vindo a distribuir equipamento de proteção individual às IPSS’s do concelho que sempre estiveram em funcionamento (resposta aos idosos e às pessoas com deficiência) e a entidades públicas, com incidência nos serviços de saúde.
De salientar que diversas empresas, entidades e comunidade civil, têm disponibilizado à Autarquia, um conjunto alargado de material de proteção individual, contribuindo para colmatar as inúmeras necessidades e promover a efetiva e eficiente proteção de todos os profissionais e utentes destas instituições e serviços públicos.
O apoio, no que se refere às IPSS’s – com as quais se contacta regularmente para partilhar as suas necessidades e tentar sempre corresponder da forma adequada e possível – decorre no contexto do programa “Estamos Aqui”, tendo até à data beneficiado destas ofertas as: Associação de Apoio à Terceira Idade A.F. Vila Cova, Associação de Solidariedade Social de Mosteiró, Associação de Solidariedade Social “O Tecto”, os Centros Sociais e Paroquiais da Junqueira, Labruge, Mindelo e o Centro Social da Paróquia de Touguinha, MADI, SANCRIS, Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde,Terramar- Associação de Solidariedade Social de Vila Chã, Venerável Ordem Terceira de S. Francisco de Vila do Conde, ACES Póvoa de Varzim e Vila do Conde e Centro Hospitalar Póvoa de Varzim e Vila do Conde, Cruz Vermelha, Juntas de Freguesia de Árvore, Azurara, Junqueira e Vila Chã, bem como pessoas com doença oncológica (período de grande dificuldade de máscaras disponíveis no mercado).
A Câmara Municipal agradece a todos os que estão na linha da frente neste combate à COVID-19, em particular às IPSS’s pelo enorme esforço e dedicação com a nossa população idosa e com deficiência, aos profissionais de saúde, de segurança, de higiene e limpeza.
Reconhecimento e agradecimento extensivos ao altruísmo e generosidade de empresas, associações, escolas e sociedade civil, pela cedência graciosa deste material, tão relevante para todos.
Porque é sem dúvida em Rede e em partilha que melhor respondemos, aqui deixamos um quadro pormenorizado desses equipamentos de proteção individual distribuídos.

QUADRO ENTIDADES_EQUPAMENTOS

Estamos juntos num esforço coletivo para enfrentar este grave problema de saúde pública, tão inesperado, de abrangência global e duração indeterminada, que veio, a todos os níveis, alterar drasticamente a nossa harmonia familiar, social e económica.