Câmara Municipal lança Programa de Apoio Social e Psicológico

2020/03/23

Para fazer face à crise provocada pela pandemia COVID-19, a Câmara Municipal de Vila do Conde lançou, esta segunda-feira, o Programa “Estamos Aqui” através do qual pretende garantir ajuda social e apoio psicológico aos cidadãos mais vulneráveis. A todos aqueles que necessitarem, serão prestados serviços como a disponibilização de bens essenciais, alimentares e de saúde, apoio psicológico e outros. Ao mesmo tempo pretende-se reforçar a rede de voluntários no concelho de Vila do Conde para que não falhe o auxilio aos que mais precisam.

Para ter acesso à ajuda que precisam ou para se voluntariarem a ajudar, os vilacondenses têm os seguintes meios à disposição:

- Apoio social - telefone 252 248 400 das 9h00 às 20h00, de segunda a sexta-feira;

- Apoio psicológico – telefone 252 248 477 das 9h00 às 20h00, de segunda a sexta-feira;

- através da página na internet: https://www.cm-viladoconde.pt/pages/1088

Nesta página, estão disponíveis três formulários específicos: um para os cidadãos que precisam de ajudam, outro para os cidadãos que queiram ajudar (voluntários) e um outro dirigido às empresas que, de alguma forma (bens, serviços, etc) possam contribuir.

A Presidente da Câmara Municipal, Dr.ª Elisa Ferraz, na mensagem dirigida aos vilacondenses, manifestou "uma preocupação acrescida para com os mais desprotegidos do concelho", garantindo que todas as pessoas "identificadas pelos serviços de ação social do município” e também aqueles que a “curto prazo, provavelmente, passarão a estar” serão alvo de especial atenção do Programa “Estamos Aqui”.

Para dar corpo a esta iniciativa, a Dr.ª Elisa Ferraz apela ainda à sociedade civil para que se envolva, desde a comunidade em geral, particulares, empresas, restaurantes com serviço take way, associações, instituições, etc.

Só com o apoio de todos conseguiremos ultrapassar esta fase tão difícil e este inimigo invisível que a todos pode atacar.