Ano Novo Chinês celebrado em Vila do Conde

2020/01/22

O Adjunto do Embaixador da República Popular da China em Portugal, Sr. Xu Zhida, e a Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Dra. Elisa Ferraz, assistiram, na passada segunda-feira, no Teatro Municipal, ao interessante espetáculo que dois grupos artísticos, um proveniente da Província de Shanxi, o outro da Universidade de Macau, ofereceram aos presentes, integrado nas celebrações do Ano Novo Chinês.
A Presidente da Câmara salientou a importância deste encontro, que permite estreitar relações entre comunidades de ambos os países, sendo que reside em Vila do Conde uma das maiores comunidades chinesas do país, razão pela qual a cidade foi, novamente, escolhida como um dos locais de acolhimento da comemoração do Ano Novo Chinês.
A Dr.ª Elisa Ferraz também agradeceu à Embaixada da China, responsável pela organização do evento, a oportunidade dos vilacondenses estabelecerem contacto com os costumes, tradições e manifestações culturais chinesas, reforçando-se, deste modo, os laços de cooperação e amizade e o diálogo intercultural.
Marcaram também presença no espetáculo o Presidente da Assembleia Municipal, o Executivo Municipal e Presidentes de Junta do nosso concelho. Já a comitiva chinesa integrava, entre outras personalidades, o Vice-Diretor do Departamento de Cultura e Turismo da Província de Shanxi, o Presidente da Associação de Comerciantes Luso-Chinesa, bem como um elevado número de destacados dirigentes da comunidade chinesa, sobretudo do norte de Portugal.
O Ano Novo Chinês assinala-se oficialmente a 25 de janeiro, data em que recomeça o calendário chinês e se dá as boas-vindas ao ano do Rato. Na tradição chinesa e calendário lunar, o Rato é o primeiro de 12 signos e representa a agilidade, a inteligência e a acumulação de riqueza.