2.300 colheres de pau decoradas estiveram à venda na Feira Grande de Janeiro

Amvc feira dos vinte colheres de pau 2020 dsc 7190 face 1 736 420
2020/01/17

Alunos e utentes seniores de instituições particulares de solidariedade social de todo o concelho decoraram 2.300 colheres de pau que estiveram, durante o dia de hoje, em exposição/venda na tradicional Feira Grande de Janeiro, também conhecida pela “Feira dos Vinte”.
A Presidente da Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz, visitou aquela que também é conhecida como "Feira dos Namorados", acompanhada pela Vice-Presidente, Dr.ª Lurdes Alves, e pela Vereadora Dr.ª Dália Vieira, e recordou memórias antigas, do tempo em que este certame era um acontecimento muito importante para Vila do Conde.
A Dr.ª Elisa Ferraz salientou que "esta interligação de faixas geracionais é muito importante. Os alunos das escolas têm ajudado a dar continuidade à tradição, mas os mais velhos, que ainda têm bem viva a memória desta feira, também quiseram participar, o que faz todo o sentido". A Presidente da Câmara reforçou que o "objetivo é manter esta bonita tradição do concelho e acreditamos que ao envolver diretamente as escolas neste projeto, dando-lhes os materiais para que possam fazer as suas criações, e a dinamizar o evento estamos a consegui-lo".
Os alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Carlos Pinto Ferreira (Junqueira) e da Escola Profissional de Vila do Conde estiveram vestidos com trajes do século XVIII e evocaram, num ambiente festivo, a Feira dos Vinte, divulgando e vendendo as tradicionais colheres de pau ao muito público que quis reviver ou conhecer esta tradição.