Remodelação e ampliação do Bairro do Farol apresentado aos moradores

2019/11/28

A Presidente da Câmara Municipal, Dr.ª Elisa Ferraz, acompanhada pelo Vereador responsável pelas Obras Municipais, Eng.º Paulo Carvalho, reuniu com os moradores do Bairro do Farol, para lhes apresentar o projeto de remodelação e ampliação daquele núcleo habitacional, no que diz respeito aos edifícios de rés-do-chão existentes, e que se insere no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Concelhio.
No momento a Presidente da Câmara realçou que, ao longo deste processo, há o objetivo de assegurar o bem-estar dos moradores, nomeadamente no que diz respeito ao seu realojamento temporário, em boas condições de habitabilidade, durante a fase de obras. O processo integra a demolição das atuais habitações e a sua substituição por edifícios com elevado conforto acústico e térmico, providos de tecnologias e processos construtivos que permitem uma reduzida fatura energética, acesso a televisão, telefone e internet por cabo e gás canalizado.
Verificar-se-á um aumento da oferta de habitação social no Bairro do Farol, passando dos atuais 34 fogos para 54, com tipologias de T1 e T2, estando ainda incorporadas zonas verdes, logradouros, e a preservação e manutenção de estendais.
Para além disso, e tendo em conta que uma parte significativa da população residente a realojar tem nível etário considerável, todo o edifício garante acessibilidades adequadas ao conforto dos seus utilizadores. Serão criados equipamentos de âmbito comunitário, que complementarão os existentes nesta zona, estando prevista a construção de um pavilhão, disposto na zona verde que envolve as construções, onde será instalada uma lavandaria equipada com máquinas de lavar roupa industriais e de secar, bem como uma sala de lazer para os residentes.
Como complemento desta estrutura comunitária, está prevista a construção de um espaço lúdico para acolher convívios no exterior.
A obra está orçada em cerca de 2, 9 milhões de euros, estando o seu arranque previsto para abril de 2020.

AMVC-Reunião-Habitação Social-DSC_2616-face