Acão de Capacitação e Sensibilização

2019/10/28

Sob o lema “Voluntariado Tanto a Ganhar, Receber e Dar, decorreu mais uma Ação de Capacitação/Sensibilização das Organizações, no âmbito do Banco Local de Voluntariado do nosso Concelho, no Centro Municipal da Juventude, no dia 24 de outubro.
A sessão de abertura foi presidida pela Presidente da Camara, Dr.ª Elisa Ferraz, que mencionou a importância do enquadramento dos voluntários nas organizações e o contributo destes para a sua sustentabilidade.
Marcaram presença no evento IPSS, associações, serviços de saúde, educação, autarquias locais e cultura.
Esta ação foi dirigida a todos os técnicos e dirigentes das organizações, ou profissionais com responsabilidades na área da cidadania.
Este momento de partilha coletiva resultou num conjunto de ideias, traduzidas em motivações conjuntas, para o desenvolvimento de respostas inovadoras e diferenciadas nas diferentes problemáticas abordadas, que visam:
- Capacitar e Sensibilizar as organizações para as potencialidades do trabalho Voluntário dentro da dinâmica da Organização;
- Inspirar e Fomentar a integração de Voluntários;
- Promover a diversidade através de uma reflexão conjunta entre as diferentes áreas de intervenção;
- Incentivar as parcerias entre as diversas Organizações e o Banco Local de Voluntariado;
- Favorecer a troca de experiências e boas práticas entre Entidades que promovem ou pretendam promover Projetos e Programas de Voluntariado.
Esta ação contou também com a colaboração da Pista Magica- Escola de Voluntariado no âmbito do projeto do VOAHR Municípios (Voluntariado organizado para uma ação humanitária de referência).