Continuam a avançar as obras no Mosteiro de Santa Clara

2019/10/22

Continuam a avançar as obras no Mosteiro de Santa Clara

Na semana passada iniciou-se a segunda fase dos trabalhos arqueológicos no Mosteiro de Santa Clara, cuja obrigatoriedade decorre de se terem encontrado vestígios de ocupações humanas anteriores à construção do edifício construído na segunda metade do século XVIII. Alguns desses vestígios são, inclusivamente, anteriores à ocupação do Monte de S. João pelas freiras de Santa Clara, fazendo parte de um antigo povoado fortificado da Idade do Ferro, provavelmente romanizado. Por outras palavras, são vestígios de uma aldeia semelhante à Cividade de Bagunte.
Atualmente, os trabalhos estão concentrados numa área exterior ao edifício, situada entre a face este do mosteiro e a Rua D. Nuno Alvares Pereira e passam pela remoção mecânica das terras resultantes do entulho criado pela Direção Geral de Edifícios e Monumentos Nacionais que, nos anos 30 do século XX, demoliu parcialmente o Mosteiro de Santa Clara e lhe deu a configuração atual. Deste modo, será possível escavar manualmente a área onde foram detetados vestígios anteriores ao século XVIII. Os trabalhos arqueológicos atuais ficarão confinados à área que será rebaixada à cota da rua D. Nuno Alvares Pereira, para aí serem implantados alguns equipamentos do hotel.
A Câmara Municipal de Vila do Conde, através do Gabinete de Arqueologia, está a acompanhar este processo, cuja responsabilidade é da Slycedays-Hotelaria Lda, a quem foi atribuída a concessão do espaço, por concurso público promovido pelo projeto Revive.
Estes trabalhos marcam o início das obras de adaptação do Mosteiro de Santa Clara a unidade hoteleira de cinco estrelas, sendo expectável que a mesma venha a abrir portas em 2021.