Centenas de vilacondenses presentes na inauguração das Piscinas Municipais

2019/10/21

Vila do Conde viveu, ontem, um dia importante para todo o concelho, com a inauguração das novas Piscinas Municipais, e isso foi claramente demonstrado pelas centenas de pessoas que não quiseram perder a oportunidade de conhecer este modelar equipamento.
A placa inaugural foi descerrada pela Presidente da Câmara Municipal, Dra. Elisa Ferraz, e pelo Vereador do Desporto, Dr. Pedro Gomes, sendo este ato antecedido por uma simbólica evocação dos 50 anos da morte de José Régio, através de uma instalação no jardim de entrada, na qual, junto a um acer, ficou inscrito um excerto do poema “Manhã de Abril“: “... a dançar sobre o caminho, dir-se-á a própria árvore a cantar...”.
Na sua alocução, a Presidente da Câmara referiu que “as anteriores piscinas foram inauguradas há mais de 35 anos e necessitavam claramente de um conjunto significativo de beneficiações”, acentuando que “entre uma opção por intervenções pontuais, e outra por um projeto completamente novo, a opção foi por este último caminho, proporcionando aos vilacondenses um equipamento moderno, funcional, seguro e com maior capacidade de corresponder à necessidades da sua elevada e diversificada utilização”.
A Dr.ª Elisa Ferraz prosseguiu dizendo que “tanto a população, como o Clube Fluvial Vilacondense, a escola de natação, as instituições, e as pessoas com mobilidade reduzida, passam a dispor de muito melhores condições de utilização”, manifestando ainda “um grande orgulho por esta obra e estou certa que os vilacondenses também”.
A Presidente da Câmara salientou também o grande investimento feito neste novo equipamento, num valor a ultrapassar os três milhões de euros, e que será integralmente pago com verbas do orçamento municipal, numa decisão verdadeiramente demonstrativa da importância dada ao projeto pelo Executivo Municipal.
Na cerimónia, usaram também da palavra o Presidente da Direção do Clube Fluvial Vilacondense, Sr. Rui Paquete, e o autor do projeto, Arq. Silva Garcia, tendo o primeiro enaltecido o Executivo Municipal pela criação de melhores condições para os nadadores do Clube, e o segundo enunciado detalhadamente os pontos que considerou mais significativos na concepção e concretização do projeto.
A cerimónia contou com a presença do Executivo Municipal, Presidentes de Juntas/Uniões de Freguesia, Deputados Municipais, diversas Autoridades e muitos dirigentes associativos, para além, como já referido, de muitos vilacondenses que não deixaram de marcar presença neste importante momento da vida coletiva local.
No início do ato inaugural, e no momento da chegada à nave central, os convidados foram surpreendidos com a atuação do tenor Sérgio Martins, que os brindou com dois temas, um dos quais (“We Are The Champions”, dos Queen) emocionou muitos dos presentes.
Outros pontos a assinalar foram os protagonizados por um grupo de atletas da Classe de Natação Sincronizada do Clube Fluvial Portuense, e também pelos muitos nadadores do Clube Fluvial Vilacondense presentes, que não perderam a oportunidade de, no final da cerimónia, dar as primeiras braçadas nas novas Piscinas Municipais.
Informamos que as atividades entrarão em funcionamento nas seguintes datas: treinos do Clube Fluvial Vilacondense: 22 de outubro, aulas da Escola de Natação: 2 de novembro, aulas de Desporto Sénior: 4 de novembro e abertura para o público em geral: 24 de outubro.