Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde e Reserva Ornitológica de Mindelo / Apresentação Pública Naturconde

Grande destaque pprlvc rom 1 736 420
2019/10/17

No próximo sábado, dia 19, pelas 10 horas, no Auditório Municipal, decorrerá a Apresentação Pública do projeto para a Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde e Reserva Ornitológica de Mindelo (PPRLVC e ROM), designado Naturconde.
O momento será marcado por uma palestra cuja tematica é PPRLVC e ROM.
A ROM foi fundada a 2 de setembro de 1957, por iniciativa de Santos Júnior, professor catedrático da Universidade do Porto e um dos pioneiros da anilhagem científica de aves em Portugal. A Reserva Ornitológica de Mindelo, que viria a ficar para história como a primeira área protegida existente em Portugal, passou a fazer parte da Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde a partir de 2009, mantendo-se como um dos troços de costa mais bem preservados de toda a Área Metropolitana do Porto.
Ao todo, são cerca de oito quilómetros, situados entre a margem esquerda da foz do rio Ave e a margem direita do rio Onda, já no limite de Matosinhos, mas que reúnem em si uma variedade de paisagens e habitats, como cordões dunares, rochedos, zonas húmidas, bouças e áreas agrícolas, merecedores de serem conhecidos ao pormenor, com a garantia de um dia bem passado e em contacto com natureza. Na zona da Reserva Ornitológica podem ser observadas mais de 150 espécies de aves e 14 das 17 espécies de anfíbios existentes em Portugal.