José Régio: [Re]visitações à Torre de Marfim patente no Centro de Memória

Dsc 0614 fb 1 736 420
2019/10/14

Foi inaugurada, no passado sábado, exposição José Régio: [Re]visitações à Torre de Marfim / Exposição de poesia e desenho, patente no Centro de Memória até 7 de dezembro.
O ato inaugural, presido pela Presidente da Câmara Municipal, Dr.ª Elisa Ferraz, foi muito participado e contou com a presença do Diretor Regional de Cultura do Norte, Dr. António Ponte; o Diretor artístico da Galeria Júlio- Saul Dias, Prof. Bernardo Pinto de Almeida, representantes da Câmara Municipal de Portalegre e membros da família Reis Pereira.
Esta exposição é uma proposta das Câmaras Municipais de Vila do Conde e de Portalegre, no contexto do grupo de trabalho nacional estruturado no âmbito da Evocação dos 50 anos da morte de José Régio, com curadoria de Rui Maia.
O lugar do desenho no processo e laboratório de criação de José Régio, dos quais a Torre de Marfim é o símbolo, ultrapassa a exclusividade de parte da fórmula ou sistema poético, ele multiplica-se em aceções diversas, disseminando-se e contaminando a demais produção literária do autor, em propostas merecedoras de constantes [re]visitações.
Desenhos de cariz intimista, referências do imaginário do poeta, fixados a tinta-da-china, aguada, lápis de cor e cera pigmentada, consolidando o risco prévio a grafite, marcam o manuscrito do autor, ora incluídos na tessitura do poema, ora antecipando-o ou sucedendo-o, materializando a impressão fugaz que lhe parecia escapar. Apesar das qualidades plásticas expressivas, estes ignoram a ambição da “obra perfeita”, surgindo enquanto hipótese para os “relevos” e “sugestões” da humanidade do artista, na sua “riqueza, complexidade, originalidade e singularidade”, parte de um sistema poético em experimentação.
O evento contou com um momento musical em que foi cantado Fado Português, um poema de Régio musicado por Alain Oulman e imortalizado por Amália Rodrigues, na voz de Mariana, acompanhada à Guitarra por Rafael Eusébio e à viola por Aires Pinheiro.