Passar para o Conteúdo Principal

Logotipo da Câmara Municipal de Vila do Conde

siga-nos
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C

José Régio: [Re]visitações à Torre de Marfim patente no Centro de Memória

Dsc 0614 fb 1 736 420
2019/10/14

 

Foi inaugurada, no passado sábado, exposição José Régio: [Re]visitações à Torre de Marfim / Exposição de poesia e desenho, patente no Centro de Memória até 7 de dezembro.
O ato inaugural, presido pela Presidente da Câmara Municipal, Dr.ª Elisa Ferraz, foi muito participado e contou com a presença do Diretor Regional de Cultura do Norte, Dr. António Ponte; o Diretor artístico da Galeria Júlio- Saul Dias, Prof. Bernardo Pinto de Almeida, representantes da Câmara Municipal de Portalegre e membros da família Reis Pereira.
Esta exposição é uma proposta das Câmaras Municipais de Vila do Conde e de Portalegre, no contexto do grupo de trabalho nacional estruturado no âmbito da Evocação dos 50 anos da morte de José Régio, com curadoria de Rui Maia.
O lugar do desenho no processo e laboratório de criação de José Régio, dos quais a Torre de Marfim é o símbolo, ultrapassa a exclusividade de parte da fórmula ou sistema poético, ele multiplica-se em aceções diversas, disseminando-se e contaminando a demais produção literária do autor, em propostas merecedoras de constantes [re]visitações.
Desenhos de cariz intimista, referências do imaginário do poeta, fixados a tinta-da-china, aguada, lápis de cor e cera pigmentada, consolidando o risco prévio a grafite, marcam o manuscrito do autor, ora incluídos na tessitura do poema, ora antecipando-o ou sucedendo-o, materializando a impressão fugaz que lhe parecia escapar. Apesar das qualidades plásticas expressivas, estes ignoram a ambição da “obra perfeita”, surgindo enquanto hipótese para os “relevos” e “sugestões” da humanidade do artista, na sua “riqueza, complexidade, originalidade e singularidade”, parte de um sistema poético em experimentação.
O evento contou com um momento musical em que foi cantado Fado Português, um poema de Régio musicado por Alain Oulman e imortalizado por Amália Rodrigues, na voz de Mariana, acompanhada à Guitarra por Rafael Eusébio e à viola por Aires Pinheiro.

image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
Município de Vila do Conde

Praça Vasco da Gama
4480-754 Vila do Conde

Telefone +351 252 248 400
E-mail geral@cm-viladoconde.pt

Horário de atendimento
Segunda a sexta - 9h00 às 16h30

© 2015 | Todos os direitos reservados

wiremazelogótipos da validação

Logótipos Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia