Mais de 9.000 pessoas assistiram à 5.ª edição do “Vento Norte, Vento Forte”/ “Um porto para o Mundo”

2019/08/22

Foi com forte emoção e muita alegria que terminou, ontem, mais uma edição de ”Um porto para o Mundo”, superando as expectativas de milhares de pessoas que assistiram, ao vivo, ao inédito teatro musical de rua, “Vento Norte, Vento Forte”, com todos os presentes a cantarem “Vila do Conde, nosso lar; Melhor lugar p’ra se viver”.
Esta mega encenação que, ao longo de 7 noites, levou até ao Cais da Alfândega mais de 9.000 espectadores (incluindo a anteestreia) tem o seu regresso confirmado para o próximo ano, conforme anunciou a Presidente da Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz, no final do espetáculo de ontem.
Com um público rendido à beleza do momento e com os participantes ao rubro, a Presidente da Câmara Municipal agradeceu aos “405 vilacondenses que, voluntariamente, se entregaram de alma e coração à construção deste magnífico espetáculo” e a todos os elementos que, em equipa, contribuíram para o rotundo sucesso que é “Um porto para o Mundo”.
A Presidente da Câmara aproveitou o momento para prestar uma simbólica homenagem ao último administrador da Seca do Bacalhau, Sr. Fernando Baltazar, que assistiu ao espetáculo, emocionado ao ver a sua vida retratada na belíssima cena da “seca do bacalhau”.
A narrativa desta edição destacou a construção naval do século XV ao XX , a circum-navegação de Fernão de Magalhães, a fé em Nossa Senhora da Guia e a luta de homens e mulheres pela sobrevivência.
O espetáculo “Um porto para o Mundo” é considerado o maior teatro de rua do país, tendo este ano obtido uma maior notoriedade e projeção com a inédita transmissão, em horário nobre, pela RTP1.
O espetáculo é uma co-produção entre a Câmara Municipal de Vila do Conde e a companhia teatral Lafontana - Formas Animadas e conta com encenação, cenografia, conceção e guião de Amauri Alves.
Para o ano há mais!