Passar para o Conteúdo Principal

Logotipo da Câmara Municipal de Vila do Conde

siga-nos
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C

FNA: para admirar, sentir e saborear até 11 de agosto

Destaque 1 736 420
2019/07/29

Foi inaugurada, este fim de semana, a 42ª edição da Feira Nacional de Artesanato (FNA) nos Jardins da Avenida Júlio Graça, com destaque para o Encontro Nacional de Ceramistas e para uma Mostra comemorativa dos 100 anos da Escola de Rendas de Vila do Conde.

No ato inaugural marcou presença a Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Dr.ª Elisa Ferraz, que acompanhada pela Diretor Regional da Cultura do Norte, Dr. António Ponte, pelo Presidente da Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde (ADAPVC), Dr. António Saraiva Dias, Vereadores, Presidentes de Juntas de Freguesia, entre outras entidades, percorreu o recinto, onde, até 11 de agosto, poderá ser apreciado o melhor do artesanato português.

Conforme referido, a cerâmica ocupa lugar de relevo, nesta edição, graças ao Encontro Nacional de Ceramistas que, para os visitantes, se materializa numa exposição, demonstração e workshops sobre práticas e técnicas. Muito para ver e descobrir numa época em que a cerâmica salda contas com as novas tendências do mercado, se cria e recria, se estiliza e sobressai no palco da contemporaneidade.

Este Encontro reúne, em Vila do Conde, alguns dos principais nomes nacionais da produção ceramista, oriundos dos centros oleiros de maior relevo do País, de que são exemplo Barcelos, Caldas da Rainha ou Reguengos de Monsaraz.

É no âmbito deste Encontro que o artista plástico João Carqueijeiro está em Vila do Conde com uma exposição de cerâmica contemporânea, patente ao público no Centro Municipal de Juventude.

No próximo domingo, acontecerá o já tradicional encontro com mais de 200 artesãs a dedilhar com mestria os bilros, tecendo as rendas que Vila do Conde preserva com paixão e assume como o seu ex-líbris, fazem do Dia da Rendilheira um evento indissociável do certame, da sua génese e da sua história.

Já no dia 6, pelas 15h00, terá lugar uma conferência de apresentação do projeto Portugal Manual, novas tendências e novos padrões de consumo e de consumidor, por Filipa Belo, uma das suas mentoras. Portugal Manual reúne uma rede de artesãos contemporâneos e empreendedores num ecossistema de negócios e transmissão de saberes, de modo a dar a conhecer ao mundo o que de melhor se faz em Portugal. O projeto tem como missão reposicionar a imagem de Portugal através de novos contornos que redesenham objetos, ideias e valores.

De 27 julho a 11 agosto

Horário da FNA
2ª a 5ª. – 17h00 às 24h00
6ª. e sab – 15h00 às 00h30
Dom – 15h00 às 24h00

Jardins da Av. Júlio Graça
Coordenadas GPS: 41º21’05.70”N 8º44’53.70”W

ENTRADA LIVRE

Organização: Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde e Câmara Municipal de Vila do Conde

image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
Município de Vila do Conde

Praça Vasco da Gama
4480-754 Vila do Conde

Telefone +351 252 248 400
E-mail geral@cm-viladoconde.pt

Horário de atendimento
Segunda a sexta - 9h00 às 16h30

© 2015 | Todos os direitos reservados

wiremazelogótipos da validação

Logótipos Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia