Cerâmica é destaque na Feira Nacional de Artesanato

2019/07/19

Um Encontro Nacional de Ceramistas, contando com a presença de cerca de 50 artesãos, é o principal destaque da 42ª edição da Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde, a decorrer de 27 julho a 11 agosto, nos Jardins da Av. Júlio Graça.

Num espaço frondoso e apetecível, a feira desdobra-se por 11.000 m2 onde cerca de 200 artesãos exibem as suas artes, transportando afetos e recordações. No decorrer do evento, os visitantes podem conhecer os artífices e com eles descobrir técnicas e saberes ancestrais.

Conforme referido, a cerâmica ocupa lugar de relevo, nesta edição, graças ao Encontro Nacional de Ceramistas que, para os visitantes, se materializa numa exposição, demonstração e workshops sobre práticas e técnicas. Muito para ver e descobrir numa época em que a cerâmica salda contas com as novas tendências do mercado, se cria e recria, se estiliza e sobressai no palco da contemporaneidade.

Este Encontro irá reunir, em Vila do Conde, alguns dos principais nomes nacionais da produção ceramista, oriundos dos centros oleiros de maior relevo do País, de que são exemplo Barcelos, Caldas da Rainha ou Reguengos de Monsaraz.

É no âmbito deste Encontro que o artista plástico João Carqueijeiro estará em Vila do Conde para apresentar uma exposição de cerâmica contemporânea, a inaugurar no dia 20 de Julho, às 18h00, no Centro Municipal de Juventude.

Organizada em parceria pela Câmara Municipal de Vila do Conde e pela Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde, a 42ª Feira Nacional de Artesanato contará, como habitualmente, com a presença de duas centenas de artesãos, assegurando a cobertura geográfica de todo o território nacional, grande parte dos quais demonstrando ao vivo o seu saber nas mais diversas expressões do artesanato.

O evento está, há muito, classificado como a maior e mais expressiva mostra das artes tradicionais portuguesas, já que os critérios de seleção dos artesãos aqui representados continuam a primar pela genuinidade e autenticidade dos produtos. Só assim se garante a qualidade de um certame que, na presente edição, terá ainda outros aliciantes.

No dia 4, primeiro Domingo de Agosto, um encontro com mais de 200 artesãs a dedilhar com mestria os bilros, tecendo as rendas que Vila do Conde preserva com paixão e assume como o seu ex-líbris, fazem do Dia da Rendilheira um evento indissociável do certame, da sua génese e da sua história.

Já no dia 6, pelas 15h00, terá lugar uma conferência de apresentação do projeto Portugal Manual, novas tendências e novos padrões de consumo e de consumidor, por Filipa Belo, uma das suas mentoras. Portugal Manual reúne uma rede de artesãos contemporâneos e empreendedores num ecossistema de negócios e transmissão de saberes, de modo a dar a conhecer ao mundo o que de melhor se faz em Portugal. O projeto tem como missão reposicionar a imagem de Portugal através de novos contornos que redesenham objetos, ideias e valores.

Outra das novidades para a edição de 2019 está reservada para o calendário de atuações no que à animação respeita. A Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde apresenta um programa musical diversificado e muito apelativo, no qual se alinham a música ligeira, a dança, o fado e o folclore. Para além de propostas nacionais, também estarão presentes grupos que trarão a Vila do Conde sons do México, Cuba, França e Brasil.

E temos ainda as Jornadas Gastronómicas, evento de referência absolutamente obrigatória quando se fala da Feira Nacional de Artesanato: o quadro em que se desenrolam, a moldura humana e uma invejável qualidade são as razões do prestígio de que gozam. Aqui há propostas das várias regiões gastronómicas do País, num convite irrecusável para uma viagem pelos melhores sabores nacionais.

A tradição em festa tem lugar marcado em Vila do Conde!

Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde
De 27 julho a 11 agosto
Jardins da Av. Júlio Graça

ENTRADA LIVRE