O maior teatro de rua do país está de volta com um novo espetáculo “Vento Norte, Vento Forte”

2019/07/03

A Nau Quinhentista foi o palco escolhido para desvendar junto da Comunicação Social um pouco da trama do novo espetáculo “Um porto para o Mundo”, o maior espetáculo musical de rua do país, que nesta edição tem o título “Vento Norte, Vento Forte”.
Os Deuses dos Ventos serão evocados e teremos “Vento Norte, Vento Forte” de 16 a 21 de agosto, no Cais da Alfândega. Os deuses do vento soprarão impulsionando as velas e as histórias do povo de Vila do Conde e de Portugal. Entre livros e recordações, narradas por Éolo, deus do vento e pelo Guardião das Memórias, a construção naval do século XV ao XX , a circum-navegação de Fernão de Magalhães, a fé em Nossa Senhora da Guia e a luta de homens e mulheres pela sobrevivência, são memórias que ganham vida na interpretação de mais de 400 atores que se desdobram em centenas de personagens.
A relevância do papel das mulheres nas atividades ligadas ao mar ganha destaque com histórias reais de moradoras locais que são exemplos de força, superação e sucesso. Outro grande destaque será a representação do bota-abaixo da última embarcação de madeira construída nos estaleiros da Ribeira das Naus de Vila do Conde.
A Presidente da Câmara Municipal, Dr.ª Elisa Ferraz, acompanhada pelo encenador Amauri Alves e por Marcelo Lafontana, da Companhia Lafontana - Formas Animadas, relembrou o principal motivo pelo qual a Município de Vila do Conde apresenta, pelo quinto ano consecutivo, o espetáculo “Um porto para o Mundo”: o projeto municipal de proteção das técnicas de construção e reparação naval de madeira, que visa a classificação desta arte como Património Imaterial da Unesco.
Quanto ao espetáculo “Vento Norte, Vento Forte”, a Dr.ª Elisa Ferraz salientou o enorme envolvimento da comunidade e do movimento associativo, sem o qual não seria possível concretizar um evento desta grandeza e qualidade, reforçando que o espetáculo tem outra vertente, igualmente importante, que é a união do grupo e a inclusão social.
O espetáculo é uma co-produção entre a Câmara Municipal de Vila do Conde e a companhia teatral Lafontana - Formas Animadas.