10.º aniversário do Teatro Municipal

Unadjustednonraw thumb 1eb6 1 736 420
2019/06/28

O Teatro Municipal de Vila do Conde celebrou, ontem, o seu 10.º aniversário, numa cerimónia que contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal, Dra. Elisa Ferraz, e de outros membros do Executivo Municipal, bem como de um conjunto de entidades institucionais.
A sessão começou com a projeção de um filme com diversos testemunhos relacionados com o antigo Cine Teatro Neiva, para preservação da sua memória futura e da importância que teve na época para Vila do Conde e para os vilacondenses, num registo que integrou também votos de felicitações ao Teatro Municipal enviados por vários artistas consagrados que ali têm atuado ao longo dos anos mais recentes.
A Presidente da Câmara Municipal, Dr.ª Elisa Ferraz, traçou uma breve resenha histórica do antigo edifício, falando também da sua experiência enquanto utilizadora do Cine Neiva e as experiências gratificantes ali vividas, numa época em que a possibilidade de se ver cinema, teatro e outras atividades culturais era inacessível à maioria da população, por só existirem teatros nos grandes centros urbanos.
Em dia de festa e de recordações, a Presidente da Câmara evidenciou ainda o trabalho que tem sido desenvolvido no atual Teatro Municipal desde o dia da sua inauguração, a 27 de junho de 2009, depois de uma profunda requalificação, com projeto do Arq. Manuel Maia Gomes, que devolveu aos vilacondenses este espaço icónico. Na sua intervenção, foram lembrados os antigos empregados do Cine Neiva, bem como os funcionários municipais que, ao longo desta década, têm trabalhado empenhadamente, em cooperação com os mais diversos parceiros e artistas, em prol do sucesso dos objetivos traçados para o espaço, que o têm tornado numa referência nacional e num motivo de orgulho para os vilacondenses.
A sessão, que contou com a participação especial do cantor Jorge Palma, foi presenciada por muita gente que, por entre um misto de emoção e recordação, não quiseram faltar à comemoração do aniversário.
Ao longo da sua existência de dez anos, o Teatro Municipal de Vila do Conde já recebeu mais de meio milhão de espectadores, distribuídos pelos mais diversos espetáculos e eventos, desenvolvendo uma programação multifacetada, que tem também em conta a ligação ao meio local, através da realização de diversas iniciativas levadas a cabo por escolas, associações e instituições. Acolhe ainda três festivais de referência obrigatória, como é o caso do Curtas Vila do Conde-Festival Internacional de Cinema, do Circular Festival de Artes Performativas e do Encontro Internacional de Palhaços de Vila do Conde.