Escolas premiadas no Dia Mundial do Ambiente

2019/06/07

Decorreu nas instalações do Centro de Interpretação e Monitorização Ambiental (CMIA), no dia 5 de junho, a cerimónia de entrega de prémios do concurso de projetos RE_VER_SE em Vila do Conde, que contou com presença da Vice-Presidente da Câmara, Dr.ª Lurdes Alves.
Esta iniciativa do Município, que teve o apoio da LIPOR e da empresa Ready Mind, objetiva, com base nos conceitos da economia circular, estimular a inovação e a criatividade, contribuir para o incremento da informação e da sensibilização ambiental no âmbito das alterações climáticas, energia, mobilidade e resíduos, assim como para a abertura de novos horizontes em termos de empreendedorismo.
O concurso lançado aos estabelecimentos de ensino do 2.º e 3.º ciclos e secundário visou, com recurso a resíduos, projetar e executar carrinhos a pedal integrando, na sua estrutura, um forno solar.
As Escolas premiadas foram as seguintes:
Ensino Secundário - Escola Secundária D. Afonso Sanches: 1.º prémio (1000€);
Ensino Básico - Escola EB 2,3 Frei João de Vila do Conde: 1.º prémio (1000€);
Escola Dr. Carlos Pinto Ferreira: 2.º prémio (750€);
Escola D. Pedro IV: 2.º prémio (750€).
Na sessão foram abordadas questões relacionadas com os desafios ambientais e socioeconómicos, nomeadamente a escassez de recursos naturais e os impactos relacionados com a qualidade do ar, alterações climáticas e produção de resíduos.

Reverse2019_011

Reverse2019_071