Evocação dos 50 Anos da Morte de José Régio

2019/05/31

Evocação dos 50 Anos da Morte de José Régio

A Presidente da Câmara Municipal, Dra. Elisa Ferraz, esteve presente esta manhã, na Biblioteca do Palácio Nacional da Ajuda, na apresentação do programa nacional de Evocação dos 50 Anos da Morte de José Régio.
Figura maior da literatura portuguesa, José Régio é natural de Vila do Conde, cidade onde viria também a falecer em 22 de dezembro de 1969. Depois de ter concluído os seus estudos académicos em Coimbra, José Régio lecionou em Portalegre durante mais de 30 anos, tendo sido um eminente escritor, poeta, dramaturgo, romancista, novelista, contista, ensaísta, cronista, crítico, autor de diário, memorialista, epistológrafo e historiador da literatura português, para além de editor e diretor da influente revista literária Presença, desenhador, pintor, e grande conhecedor e colecionador de arte sacra e popular.
No corrente ano de 2019, assinalam-se os 50 Anos da Morte de José Régio, tendo sido elaborado um programa que vai decorrer até ao próximo ano, e que será marcado por exposições, palestras, reedições de livros e concertos, entre outras iniciativas.
A Câmara Municipal de Vila do Conde integra a Comissão Executiva das celebrações, da qual também fazem parte as seguintes entidades:
Câmara Municipal de Coimbra
Câmara Municipal de Portalegre
Direção Regional de Cultura do Norte
Direção Regional de Cultura do Centro
Direção Regional de Cultura do Alentejo
Centro de Estudos Regianos (Vila do Conde)