Passar para o Conteúdo Principal

Logotipo da Câmara Municipal de Vila do Conde

siga-nos
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C

Hoje celebra-se o centenário da Escola de Rendas de Vila do Conde

Amvc ca 328 1 1000 620
2019/05/10

 

Parabéns a todas as rendilheiras que passaram o seu saber de geração em geração, dando continuidade ao ensino, na Escola de Rendas de Vila do Conde que, hoje, celebra o seu primeiro centenário.
No dia 10 de maio de 1919, através do decreto n.º 5: 787-XX do Ministério do Comércio e Comunicações, foi criada “uma escola de rendeiras em Vila do Conde”, fazendo parte do quadro do pessoal um professor de desenho e uma mestra. Posteriormente designada de Escola Industrial de Rendeiras Baltazar do Couto, teve como primeiro diretor António Pinto Bravo e como primeira mestra a ilustre rendilheira Julieta de Castro Estrela. A escola tinha como principais competências a preparação, desde muito cedo, das suas alunas até alcançarem o aperfeiçoamento, além de promover o estudo da técnica, ensaiar novos padrões, renovando, assim a produção rendeira, embora sem descurar as características próprias dos antigos modelos.
De entre os seus diretores, destaca-se o papel de Rui de Morais Vaz, que direcionou o seu foco de trabalho para a requalificação das rendas, criando novos desenhos.
Atualmente, o ensino desta arte secular, que se tornou um dos ex-libris da cidade, perpetua-se com o ensino de jovens rendilheiras, garantindo desta forma o futuro da arte de dedilhar os bilros.
Arquivo Municipal de Vila do Conde |Foto Adriano

Município de Vila do Conde

Praça Vasco da Gama
4480-754 Vila do Conde

Telefone +351 252 248 400
E-mail geral@cm-viladoconde.pt

Horário de atendimento
Segunda a sexta - 9h00 às 16h30

© 2015 | Todos os direitos reservados

wiremazelogótipos da validação

Logótipos Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia