Vilacondenses em Itália para mostrar a arte de construção de tapetes de flores naturais

2019/05/09

Uma delegação de vilacondenses parte amanhã para Itália com o objetivo de participar no festival “Pietra Ligure in fiore”, em que divulgarão a técnica e a tradição dos magníficos tapetes de flores de Vila do Conde.
Neste evento, os 20 vilacondenses, que serão os nossos embaixadores, vão executar um tapete de 36 metros quadrados, que, para a sua composição, necessita de 80 quilos de flores.
Esta comitiva teve a seu cargo a desfolhagem de flores e elementos verdes, assim como a construção do tapete. O desenho foi elaborado pelo grupo e reflete uma narrativa associada às tradicionais rendas de bilros, à profunda ligação do concelho ao mar, traduzida pela participação na Expansão Marítima, na pesca e navegações, não esquecendo a nossa industria de construção naval.
O festival "Pietra Ligure in fiore” irá ter lugar nos próximos dias 11 e 12 de maio em Pietra Ligure e é o maior festival do género. Esta sexta edição reúne 42 delegações de toda a Itália, bem como de Espanha, Alemanha, Bélgica, Áustria, Hungria, Polónia, Lituânia e Portugal (Vila do Conde).
O evento, que é organizado pela Comuna de Pietra Ligure e pela Associação Circolo Giovani Ranzi, tem por objetivo dar a conhecer esta manifestação de arte efémera, da qual Vila do Conde é considerada a mais antiga localidade a executar tapetes em flores naturais.