Escola Básica da Quinta-Fajozes em pleno funcionamento

Img 4596 fb 1 736 420
2019/04/29

Escola Básica da Quinta-Fajozes em pleno funcionamento

A partir de hoje, a Escola Básica da Quinta-Fajozes está a funcionar em pleno, após as profundas obras de ampliação e requalificação que foram realizadas neste emblemático equipamento escolar.
A Presidente da Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz, presidiu à cerimónia de abertura, no passado sábado, que teve uma elevada participação da população, e na qual também estiveram presentes o Presidente da Assembleia Municipal, Dr. Lúcio Ferreira, a Presidente da Junta de Freguesia de Fajozes, Dr.ª Sílvia Lomba, o Diretor do Agrupamento de Escolas D. Pedro IV, Dr. Domingos Santos, bem como vários Vereadores e Presidentes de Junta, Deputados Municipais, antigos e atuais professores e pessoal não docente, e diversos dirigentes associativos.
Num ambiente de visível alegria e satisfação, a cerimónia começou com o descerramento de uma placa comemorativa e com a bênção do equipamento, pelo Pároco da freguesia, Pe. António Pinto, a que se seguiram as intervenções da Presidente e da Vice-Presidente da Câmara, do Diretor do Agrupamento de Escolas D. Pedro IV e da Presidente da Junta, que destacaram a excelência das novas instalações e a criação de condições ainda mais adequadas à atividade letiva que ali se desenvolve.
A Presidente da Câmara Municipal realçou a qualidade da intervenção realizada, a qual permitiu que o edifício passe a ter mais uma sala de aulas e uma sala polivalente, havendo ainda uma nova cantina e refeitório, além de novas instalações sanitárias, bem como uma ligação fechada entre as várias salas, refeitório e a biblioteca, e um magnífico espaço exterior de recreio.
A Dra. Elisa Ferraz recordou que, em 29 de outubro de 1944, quando foi inaugurada esta escola, a mesma foi notícia em vários jornais de referência nacional, que a evocaram como “uma modelar Escola-Cantina”, o que atesta a importância que sempre teve no contexto do Ensino e da intervenção social na comunidade fajozense.
Agradeceu ainda a todos aqueles que, no passado e no presente, aqui têm dado os seus contributos, conseguindo que que este estabelecimento de ensino tenha sempre sido capaz de criar boas condições para alunos, professores e pessoal não docente,
A Dr.ª Elisa Ferraz destacou a generosidade do benemérito António Azevedo Santos, que doou o terreno para instalação da escola original, manifestando também o reconhecimento da Autarquia a quem se disponibilizou para colaborar, durante o período de obras, designadamente a Paróquia de Fajozes que cedeu o Salão Paroquial onde funcionou provisoriamente o JI, a Biblioteca e o Refeitório, a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde que permitiu a instalação de monoblocos para o funcionamento do 1.º Ciclo, bem como a abertura de acesso às instalações através da cedência de uma importante faixa de terreno, e ainda o Sr. Manuel Alves que prescindiu de cultivar a área de terreno ocupada pelas instalações provisórias e o seu acesso.
A cerimónia, que contou com um momento musical a cargo da Escola de Música da Vila, encerrou com a visita às instalações e a uma exposição de fotografias que mostra a vivência da escola durante os seus quase 75 anos de existência.