Vila do Conde comemorou o 25 de Abril

2019/04/26

A cerimónia oficial do 45.º aniversário do 25 de Abril decorreu na Praça Vasco da Gama, onde foi hasteada a Bandeira Nacional com Guarda de Honra dos Bombeiros Voluntários de Vila do Conde e entoado o Hino Nacional pelo coro e orquestra do Conservatório de Música de Vila do Conde.

A Presidente da Câmara Municipal, na sua intervenção, referiu que, volvidos 45 anos sobre a data, é de extrema importância recordar “a madrugada que nos encheu a alma de esperança e introduziu, com uma força ímpar, a palavra Liberdade”.

A Dr.ª Elisa Ferraz também fez um apelo no sentido de continuarmos a lutar para que se cumpram os ideais de Abril, acrescentando que “não podemos menorizar o muito que já foi conseguido, mas também não podemos esmorecer perante a maior ou menor concretização dos objetivos inicialmente traçados: Escola Pública de qualidade, Saúde ao alcance da população, Emprego para todos e Justiça Social".

Na referida cerimónia, também usaram da palavra o Dr. Lúcio Ferreira, na qualidade de Presidente da Assembleia Municipal, e o Capitão de Abril Leite Rodrigues.

O ato contou ainda com a declamação de poesia e a participação de um coro composto por elementos provenientes das associações e instituições de todo o concelho e dos diferentes agrupamentos escolares, que entoou várias canções de Abril, com direção e acompanhamento musical do Conservatório de Música de Vila do Conde.

Depois da cerimónia oficial, decorreu uma sentida homenagem da Câmara Municipal aos 42 vilacondenses que faleceram na antiga guerra colonial, com a deposição de uma coroa de flores no monumento aos Antigos Combatentes do Ultramar.

Para assinalar o 25 de Abril, foi cumprida a tradição de cantar o “Grândola Vila Morena”, no Largo dos Artistas, onde também decorreu um momento de projeção de vídeo mapping, realizando-se ainda outras atividades, tanto de cariz desportivo como cultural, nomeadamente um concerto evocativo de Abril, com a atuação de Rogério Charraz & Os Irrevogáveis, no Auditório Municipal.