Passar para o Conteúdo Principal

Logotipo da Câmara Municipal de Vila do Conde

siga-nos
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C

Reunião do Conselho Municipal de Agricultura

Dsc 6288 reuniao conselho de agricultura 1 736 420
2019/04/11

 

Para análise de diversos assuntos ligados ao setor, a Presidente da Câmara convocou, para o dia de ontem, o Conselho Municipal de Agricultura, a cuja reunião presidiu.
Foi feito um ponto de situação dos licenciamentos das explorações pecuárias no âmbito do RERAE (Regime Extraordinário da Regularização de Atividades Económicas), tendo-se registado a entrada de 133 processos, dos quais 97 seguiram para a tramitação legalmente prevista, havendo 34 que já foram a conferência decisória e 53 estão em preparação para o mesmo efeito.
Os conselheiros fizeram depois uma análise circunstanciada da atual situação económica e do seu enquadramento no setor produtivo e da distribuição, merecendo particular atenção o setor leiteiro que, no entendimento geral, se encontra numa situação difícil e preocupante, com grandes desafios pela frente, sendo necessária a adoção, não só de estratégias mais eficazes para a sua defesa e rentabilidade, mas também da eventual reconversão de algumas explorações para novos setores de produção e atividade económica.
No seguimento de contactos já existentes, e de acordo com o já programado, foi dada conta da realização da 16ª edição de Portugal Rural-Feira de Atividades Agrícolas, tendo-se enfatizado a importância do certame no âmbito do setor agrícola do nosso concelho.
Abordou-se ainda a questão da mudança do local do mercado agrícola do Jardim da Avenida Júlio Graça para o Mercado Municipal. Foram analisadas e avaliadas uma série de inadequações a um bom funcionamento no espaço onde funcionava, pelo que se afigura perfeitamente ajustada a decisão de o transferir para o Mercado Municipal, onde se reúnem todas as condições para a sua realização.
Finalmente, foi dado conhecimento da aprovação pela Comissão Europeia de duas importantes candidaturas do CIBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos), com sede no campus de Vairão da Universidade do Porto, como reconhecimento da excecional qualidade das atividades científicas que são desenvolvidas pelo Centro, que é dirigido por Nuno Ferrand.
Para além da Presidente da Câmara, que se fez acompanhar da Vereadora Dália Vieira e pelo Diretor Municipal Luís Oliveira, estiveram também presentes Ana Maria Carreira (Direção Regional de Agricultura e Pescas), Zulmira Lopes (INIAV-Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária), Carlos Moreira e José Maria Maia (Associação de Agricultores de Vila do Conde), Sérgio Moninhas e José Silva (Associação de Jovens Agricultores do Distrito do Porto), José Capela (Agros), Carlos Neves (APROLEP-Associação dos Produtores de Leite de Portugal), Moreira da Silva (Centro de Gestão Agrícola do Ave) e Joaquim Costa (Cooperativa Agrícola de Vila do Conde), que se fez acompanhar dos técnicos Miguel Costa e Nelson Silva.

Município de Vila do Conde

Praça Vasco da Gama
4480-754 Vila do Conde

Telefone +351 252 248 400
E-mail geral@cm-viladoconde.pt

Horário de atendimento
Segunda a sexta - 9h00 às 16h30

© 2015 | Todos os direitos reservados

wiremazelogótipos da validação

Logótipos Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia