Rede Social de Vila do Conde com dois novos projetos e três novas entidades

Sam 7866 1 1000 620
2019/04/09

Durante a última reunião de plenário do Conselho Local de Ação Social (CLAS_VC), a Presidente do CLAS_VC, Dr.ª Elisa Ferraz, apresentou de dois novos projetos de intervenção no Concelho, em parceria com o Município e envolvimento dos parceiros: projeto “VOAHR Municípios-Voluntariado para uma Ação Humanitária de Referência”, por parte da Pista Mágica-Associação e que propõe o aumento do impacto do voluntariado ao nível concelhio; e projeto “Chave de Afetos” por parte da Santa Casa da Misericórdia do Porto, que pretende minimizar e prevenir os riscos de isolamento da população sénior.

Nesta reunião, realizada na Biblioteca Municipal José Régio, no passado dia 3, foram apresentadas três novas entidades sem fins lucrativos, que solicitaram adesão e passaram a integrar o CLAS_VC (Fraternidade Nuno Álvares, Associação Entre-Afetos e Associação Fraternidade Vilacondense). É de referir que presentemente o CLAS_VC engloba 96 entidades parceiras.

A Dr.ª Elisa Ferraz informou os parceiros sobre o facto do Instituto da Segurança Social ter considerado Vila do Conde território para concretização do Programa do Contrato Local de Desenvolvimento Social 4-G (CLDS-4G); a entidade coordenadora local será a Associação de Solidariedade Social “O Tecto.

É de salientar que a Rede Social, constituída em Vila do Conde desde 2005, baseia-se num trabalho de parceria alargada, efetiva e dinâmica e visa o planeamento estratégico da intervenção social local, que articula a intervenção dos diferentes agentes locais para o Desenvolvimento Social. A Rede Social estruturada ao nível do Concelho permite através de um modelo de organização e trabalho em parceria, promover uma maior eficácia e eficiência nas respostas sociais e na rapidez para colmatar os problemas concretos dos cidadãos.