Câmara apresenta novo Sistema de Transportes Coletivos

2019/04/02

A Câmara Municipal de Vila do Conde apresentou às Juntas de Freguesia e Uniões de Freguesias o novo Sistema de Transportes Coletivos, aproveitando o momento para auscultar as opiniões dos autarcas e recolher contributos.

No nosso concelho, a rede irá duplicar o número de quilómetros percorridos, melhorar os transportes escolares, aumentar a frequência e contemplar a criação de cinco novas linhas, incluindo uma linha shutle na cidade, com acessos às estações de metro, serviços públicos e pontos de interesse, funcionando ao longo de todo o ano.

A nova Rede de Transportes Públicos é um trabalho que está a ser desenvolvido por uma Unidade Técnica Territorial constituída pelos Municípios de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, em articulação com a Área Metropolitana do Porto (AMP), no qual se irão também criar três novas linhas que interligam os dois municípios.

A Presidente da Câmara Municipal, Dr.ª Elisa Ferraz, acompanhada pelo Executivo Municipal e por técnicos da autarquia, referiu que se trata de um projeto de mobilidade sustentável com benefícios sociais e ambientais, traduzindo-se na redução de custos para as famílias, melhorando a movimentação dentro do concelho e nos concelhos vizinhos, ao mesmo tempo que promoverá menor uso do automóvel e diminuirá as emissões poluentes.

A Vice-Presidente da Câmara, Dr.ª Lurdes Alves, deu ainda explicações sobre o funcionamento do novo Passe Único (Passe Andante Metropolitano) e as suas vantagens, referindo que, a partir de maio, se prevê a aplicação progressiva a todos os operadores de transportes públicos nos 17 municípios da AMP. Com este sistema intermodal, será possível circular por toda a AMP com um único passe metropolitano pelo valor máximo de 40 euros. Explicou ainda que foi criado um passe municipal com o custo de 30 euros, para viagens dentro do concelho e até três zonas contíguas nos concelhos vizinhos.

A nova Rede de Transportes Rodoviários, desenhada pelos municípios de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim, entrará em funcionamento após concurso público promovido pela Área Metropolitana do Porto, de onde sairá uma única transportadora a operar nestes concelhos.

Atualmente, temos uma rede radial, muito orientada para a cidade e baseada, essencialmente, na cobertura do transporte escolar, passando-se depois para uma rede interfreguesias, interconcelhia e metropolitana.