Apresentação do projeto de construção de armazéns de aprestos e requalificação da zona do Porto de Pesca da Póvoa de Varzim/Vila do Conde

2019/03/29

Na tarde de hoje, a Associação Pró Maior Segurança dos Homens do Mar promoveu uma cerimónia pública para apresentação do projeto de construção de armazéns de aprestos, situados em zona do porto de pesca da Póvoa de Varzim/Vila do Conde, que contou com Presença do Primeiro Ministro.
O Dr. António Costa foi recebido na sede da associação pelo Presidente da Direção, Mestre José Festas, pela Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Dr.ª Elisa Ferraz, e pelo Presidente da edilidade poveira, Eng.º Aires Pereira, tendo sido descerrada uma placa a assinalar a sua presença nesta cerimónia de grande significado para os homens do mar.
A Presidente da Câmara felicitou o Mestre José Festas e a Associação a que preside, enaltecendo o importante trabalho que tem vindo a ser desenvolvido em prol da implementação de medidas relativas à segurança no trabalho de armadores, pescadores e outros profissionais ligados à vida do mar, assim como a assistência prestada aos seus associados, desde a sua fundação em 2007.
Realçou igualmente os esforços que foram feitos, ao longo de vários anos, para concretizar este projeto, que, em termos urbanísticos e de ordenamento do território, irá transformar toda a área do porto de pesca, proporcionando boas instalações e ótimas condições de trabalho aos pescadores e armadores, com armazéns de aprestos com condições adequadas a uma indispensável zona de apoio à atividade pesqueira.
A Dra. Elisa Ferraz também aproveitou o momento para sensibilizar os membros do Governo presentes na Cerimónia - Primeiro-Ministro, Ministra do Mar e Secretário de Estado das Pescas - para o grave problema do assoreamento da barra de Vila do Conde, alertando para absoluta necessidade de tornar muito mais frequentes as operações de dragagem, como forma de possibilitar uma boa navegação e, acima de tudo, garantir condições de segurança aos nossos pescadores e outros utilizadores.
O projeto agora apresentado mereceu um elogio generalizado, tendo sido destacado pelos presentes o excelente trabalho desenvolvido pela Associação Pró Maior Segurança dos Homens do Mar e pelo seu Presidente, Mestre José Festas, acompanhado pelos membros da sua Direção. Serão construídos 114 armazéns de aprestos, bem como uma espaço para exposições e demonstrações no âmbito da segurança, e ainda a sede da Associação, a que se junta a requalificação da zona do porto de pesca abrangida pelo projeto.