Bombeiros recebem certificados de formação nos Paços do Concelho

2019/02/15

Um grupo de bombeiros, entre os quais vários da corporação vilacondense, foram hoje recebidos pela Presidente da Câmara Municipal, nos Paços do Concelho, numa cerimónia de entrega de certificados relativos a uma formação de desencarceramento que decorreu em Vila do Conde.
A Dra. Elisa Ferraz, que estava acompanhada pelo Vereador da Segurança e Proteção Civil. Eng.º Paulo de Carvalho, começou por saudar os formandos e os seus formadores, dirigindo ainda palavras de felicitações ao Presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila do Conde, Eng.º Renato Lapa, e aos membros do Comando presentes, pelo acolhimento da iniciativa, e pelo seu importante contributo no aumento das aptidões operacionais dos soldados da paz, sublinhando também o enorme respeito que tem pelos bombeiros e pela sua louvável ação em prol das comunidades onde se inserem e do bem comum, designadamente no que diz respeito ao socorro e à proteção dos cidadãos.
Os certificados, agora entregues, referem-se a um curso internacional lecionado por formadores na especialidade Técnica de Desencarceramento em Veículos Pesados (mercadorias e passageiros), cuja ação decorreu no quartel vilacondense, entre 11 e 15 de fevereiro, tendo juntado bombeiros da Costa Rica, Espanha (Múrcia, Valência e Alicante) e Portugal, com destaque para o Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira, para além das corporações do Zambujal e de Vila do Conde, num total de 20 formandos, com uma carga letiva de 40 horas, que tem certificação da DGERT.
Com este tipo de cursos fica bem patente a importância dada à formação contínua, a que se associa a obtenção de maiores e melhores competências, que favorecem a superação dos desafios inerentes aos diversos contextos o que, no caso dos bombeiros, poderá significar salvar vidas.