Centro Comunitário das Caxinas: abertura do concurso público publicado no Diário da República

Imagem 01 1 1000 620
2019/02/06

Seguindo os trâmites exigidos pela Lei, foi publicado ontem, em Diário da República, o anúncio de abertura de concurso público para a adjudicação da obra.
O Centro Comunitário das Caxinas, cujo projeto já foi apresentado à população pela Presidente da Câmara Municipal, Dr.ª Elisa Ferraz, é uma proposta urbana que se pretende constituir como um pólo agregador da população de Caxinas, através da criação de um ponto de convergência e de encontro para esta comunidade, que seja efetivamente dinamizador de coesão social e de vivências urbanas saudáveis.
Irá permitir, por um lado, a prática de diversas modalidades desportivas, e por outro, a existência de zonas de âmbito social, de estada, de usufruto e de convívio, cuja inclusão constitui um valioso contributo para a união da comunidade, para a melhoria da vida dos seus habitantes, e para o relacionamento transversal entre gerações.
O projeto concentra num único volume as estruturas físicas de maior impacto (o edifício central que inclui um campo de jogos interior, balneários, palco e uma zona autónoma afeta a atividades de âmbito social), libertando o resto do terreno para um amplo espaço público livre, sendo que as diversas áreas se diluem e sucedem entre si através de zonas exclusivamente pedonais.
No alinhamento do acesso público ao pavilhão desportivo, é criada uma praça de chegada e de receção, num conjunto que integra zonas pavimentadas, zonas plantadas e zonas arborizadas, havendo dois campos de jogos exteriores (um sintético e um de areia) que formam, em conjunto com as bancadas respetivas e o edifício central de balneários de apoio a ambos os campos, um polo de atividade desportiva exterior.
Estão ainda previstos dois jardins: o da Av. Cidade de Guimarães, que será animado pelo futuro café exterior com esplanada, pelos parques infantil e de manutenção e pelo acesso à zona de âmbito social localizada no primeiro piso do edifício central; e o da Rua Agra Longa, que constitui uma zona de descanso e pausa, criado como ponto de chegada a partir do Parque João Paulo II.
Com acesso através da Rua Agra Longa, será também criado um parque de estacionamento público para apoio aos utilizadores deste equipamento.

anuncio_dr