Vila do Conde viveu a tradição da Feira Grande de Janeiro

2019/01/18

Alunos e utentes seniores de instituições particulares de solidariedade social de todo o concelho decoraram as cerca de 2 mil colheres de pau que estiveram, durante o dia de hoje, em exposição/venda na tradicional Feira Grande de Janeiro, também conhecida pela “Feira dos Vinte” ou “Feira dos Namorados”.

A Presidente da Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz, visitou a “Feira dos Vinte”, acompanhada pela Vice-Presidente, Dr.ª Lurdes Alves, e pela Vereadora, Dr.ª Dália Vieira, salientando que este certame sempre foi um acontecimento muito importante para Vila do Conde.

A Dr.ª Elisa Ferraz aproveitou o momento para enaltecer o papel das escolas, dos seus professores e dos alunos, e também dos utentes das instituições particulares de solidariedade social e comerciantes que, este ano, foram desafiados pela Câmara Municipal a participar nesta iniciativa. De forma entusiasta, aceitaram reviver esta tradição de decorar colheres de pau e nelas escrever quadras de amor, promovendo o evento e preservando a nossa cultura e a nossa identidade.

Os alunos da Escola EB 2/3 Frei João e da Escola Profissional de Vila do Conde estiveram vestidos com trajes do século XVIII e evocaram, num ambiente festivo, a Feira dos Vinte, divulgando e vendendo as tradicionais colheres de pau ao público que, apesar da chuva, quis reviver ou conhecer esta tradição.

Paralelamente a este tradicional evento das colheres de pau, a Associação Velha Lamparina promoveu um mercado de produtos alusivos à época.