Município promove desporto para todos

2019/01/17

Município promove desporto para todos

Um dos compromissos assumidos pelo Executivo Municipal passa pela criação de mais e melhores condições para a prática desportiva a toda a população.

Reconhecendo no desporto um meio privilegiado para a adoção de hábitos de vida saudáveis, o Município aposta na promoção das condições físicas e na criação de oportunidades, de modo a incentivar os vilacondenses para a prática regular, contribuindo para o seu bem-estar físico e emocional, proporcionando um aumento da qualidade das práticas desportivas e diversificando a oferta desportiva.

Esta prática de atividade física regular é fundamental para uma melhor qualidade de vida, uma vez que também ajuda a prevenir e tratar algumas doenças, aumentando a autoestima do sénior, que, quando saudável, consegue ser mais ativo e independente.

Tendo isto em conta, a Câmara Municipal de Vila do Conde desenvolve um programa direcionado à população sénior com mais de 55 anos, Desporto Sénior, em que podem participar todos os cidadãos do concelho, podendo as inscrições ser feitas nas respetivas Juntas de Freguesia, proporcionando aos aderentes a realização, por semana, de duas aulas de atividade física geral e mais uma de natação (com cerca de 50 minutos cada), no período compreendido entre outubro e junho de cada ano, sendo de referir que o programa é totalmente gratuito.
Registe-se, por último, que em 2017, fizeram parte do programa 382 seniores, distribuídos por 11 freguesias, realizando cada um, por semana, uma aula de ginástica e uma de natação (esta modalidade só disponível na freguesia de Vila do Conde). Em março de 2018, havia 433 inscritos, envolvendo 12 freguesias, com a realização do mesmo número e tipo de aulas. Em janeiro de 2019, participam no programa 664 seniores, provenientes de 18 freguesias (uma União de Freguesia), que realizam duas aulas de ginástica e uma de natação, por semana, com professores credenciados para este tipo de atividades.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o número de vezes de prática desportiva por semana, nos seniores, deve ser em número de três horas semanais para que se evidenciam os benefícios ao nível da saúde, tanto sob o ponto de vista físicos, como biológico e social.

senior1

senior